Geotecnolias

461 palavras 2 páginas
Acadêmico: Rodrigo Gomes Espírito Santos – 4° Ano de Geografia- Licenciatura
Uso e cobertura da Terra da Bacia Hidrográfica do Córrego do Morcego, AQUIDAUANA-MS

* Área de Estudo: Bacia Hidrográfica do Córrego do Morcego * Onde está inserido, seu afluente, localização (Município-País), Altitude, Longitude, Latitude, Área em ha, km2; * Importância do Córrego do Morcego; * Importância do Uso e cobertura da Terra.

* Objetivo Geral: Avaliar as mudanças entre os anos de 1988 a 2010 no Uso da Terra e Cobertura Vegetal na Bacia Hidrográfica do Córrego Morcego. * Processo de evolução através da análise da ocupação de remanescentes florestais, verificando se as mesmas estão de acordo com a legislação vigente; * Quantificar os desmatamentos ocorridos na área desde o ano de 1988; * Mapear as APP; * Elaborar mapas de Uso da Terra e Cobertura Vegetal de 1988 e 2010 realizando comparações; * Mapear as classes de declividade da área > 30%.

* Metodologia: utilização das geotecnologias atuais com a aplicação de metodologias do geoprocessamento, onde no Brasil gratuitamente, encontram-se o software Spring (Sistema para Processamento de Informações Georreferenciadas) e dados dos Satélites Cbers (China-Brazil Earth Resources Satellite) e da Série Landsat 7 (Land Remote Sensing Satélite), portanto serão utilizadas estas geotecnologias. * Para a entrada dos dados no Spring, será criado um Banco de Dados e definido seu Modelo de Dados. Apís a criação do Banco de Dados, deve-se definir o Projeto com suas referências geográficas (coordenadas geográficas ou planas) e o sistema de projeção; * Com a definção destes parâmetros, inicia-se a inclusão e manipulação de dados no Spring, como as cartas topográficas base e a imagens de satélite. * Serão realizados downloads das Cenas (...........)do satélite Landsat 7 datadas de 10 de julho de 1988, e das Cenas(...........)datadas de 10 de setembro de 2010; * As imagens

Relacionados