GEORGE WILHELM FRIEDRICH HEGEL

522 palavras 3 páginas
GEORGE WILHELM FRIEDRICH HEGEL( Filosofia do Direito – Vida Ética )

Vida do Autor
Georg Wilhelm Friedrich Hegel nasceu em Stuttgart, Alemanha, em 1771. Filho de funcionário público, sua família propiciou-lhe condições tranqüilas para desenvolver os estudos ao longo de sua vida. Apaixonado desde a infância pelos clássicos gregos, estudou filosofia e teologia na Universidade de Tubingen onde conheceu figuras que também se tornaram importantes no âmbito da cultura alemã: Hölderlin e Schelling, com os quais celebrou os ideais revolucionários da França de 1789, plantando uma árvore em nome da liberdade.
Hegel foi um dos criadores do idealismo alemão. Seu cômputo historicista e idealista da realidade como uma Filosofia européia completamente revolucionada denota que foi, de fato, um importante precursor da Filosofia continental e do marxismo.

Vida Ética
A terceira esfera dos Princípios da Filosofia, á vida ética, é a junção feita por Hegel dos sentimentos individuais subjetivos e das noções universais de direito. Vida ética é o conceito de liberdade desenvolvido no mundo existente e na natureza da autoconsciência.
Para Hegel, o campo da ética, é o campo da vivência moral efetiva, isto é, do que uma sociedade constitui de sua própria cultura de valores e costumes, de seu ethos. Hegel o define como sendo a realização do “Espírito do Povo”, no qual cada um de nós afirma uma relação moral com o todo, ao mesmo tempo em que também o constrói e é parte do que vive moralmente desse todo, como participação e formação de sua individualidade no conjunto, por nós aprendido, do mundo da cultura em suas instituições.
Sob a vida ética, Hegel então se lança numa alentada discussão sobre família, sociedade civil e estado.
Para Hegel, o Estado não é mais resultado desse contrato haja vista que, por esta perspectiva, ele seria uma instância qualquer dessa sociedade e sua legitimidade não alcançaria as mediações necessárias que incluem a vida ética processada no conjunto de

Relacionados

  • BITTAR Eduardo C
    395451 palavras | 1582 páginas