Geoprocessamentojaime

1823 palavras 8 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

Jaime Marcelo oliveira silva

Uso e a importância do Geoprocessamento no Licenciamento ambiental

BOTUCATU
2013

Sumário:
1. Histórico do Geoprocessamento no mundo.
2. Início no Brasil.
3. Tecnologia do Geoprocessamento.
4. Cartografia e suas particularidades.
5. Características do SIG.
6. Implantação do SIG.

Resumo:
O seguinte trabalho tem por objetivo mostrar um pouco sobre geoprocessamento e suas particularidades, aplicações e tecnologias aplicadas atualmente.
Geoprocessamento é uma técnica de analises de dados e informações que considera a sua distribuição no espaço geográfico.
É um instrumento utilizado em pesquisa e estudos ambientais e que permite resultados práticos em geral são utilizados softwares como SIGS, imagens de satélite, radar e imagens aéreas.
O uso dessa ferramenta é fundamental em estudos de grande abrangência geográfica.
Estudos mostram que o uso dessa tecnologia pode auxiliar de modo eficiente e eficaz, no gerenciamento e monitoramento dos impactos ambientais causados pelas atividades industriais entre outros.
No Brasil essa técnica começou a ser utilizada a partir dos anos 80 através dos esforços e divulgação do professor da (UFRJ), Jorge Xavier Silva, desse esforço surgiram alguns interessados em desenvolver outras tecnologias entre elas podemos citar o SAGA, MAXIDATA, SPRING, SITIM.
Palavra-chave: Geoprocessamento, tecnologias, pesquisa e gerenciamento.

1. Histórico do Geoprocesamento no mundo.
As primeiras tentativas aconteceram na Inglaterra e nos Estados Unidos, nos anos 50, com o objetivo principal de reduzir os custos de produção e manutenção de mapas.
Mas foi nos anos 60 no Canadá, como parte de um programa de governo para criar um inventario dos recursos naturais.
Estes sistemas, no entanto, eram muito difíceis de usar, pois não existam monitores gráficos de alta resolução e os computadores eram excessivamente

Relacionados