geopoliticaa.m

659 palavras 3 páginas
Blocos Econômicos
Os blocos econômicos foram criados com a finalidade de desenvolver o comércio de determinada região. Para alcançar esse objetivo, eliminam as barreiras alfandegárias, o que torna o custo dos produtos menor.
Com isso criam maior poder de compra dentro do bloco, elevando o nível de vida de seu povo. Como o mercado passa a ser a disputado também por empresas de outros países-membros do bloco econômico, cresce a concorrência, o que gera a melhoria de qualidade e a redução de custos.
De acordo à Organização Mundial do Comércio (OMC) informa-nos que estão em vigor 170 acordos regionais (O Estado de S. Paulo, 26-10-2000). Esse elevado numero vem mostrar que os países estão buscando consumidores além das fronteiras. Isso porque é cada vez mais difícil, contar apenas com o mercado interno.

Formas de Constituição
Os Blocos econômicos são criados sob a forma de (Zonas de Livre Comércio) primeiro estágio, que podem evoluir sucessivamente para:
- União Aduaneira (segundo estágio) - Mercado Comum (terceiro estágio)
- União Econômica (quarto estágio) - Integração Econômica Total (quinto Estagio).
Zonas de Livre Comércio
As zonas de livre comércio são formada por países que concordam em eliminar ou reduzir as barreiras alfandegárias apenas para as importações de mercadorias produzidas dentro dessa areá.
Entretanto, cada pais terá sua própria política diante de produtos de fora da zona de comércio.

União Aduaneira
De Acordo ao Editor, Jayme de Mariz Maia (2001), A união Aduaneira é mais ampla; além de eliminar as barreiras alfandegárias para as importações de mercadorias produzidas dentro da área, adota uma política tarifária comum em relação a produtos importados de países fora da área.
O MERCOSUL é uma União Aduaneira porque está paulatinamente adotando a tarifa zero para as mercadorias produzidas na área e também está paulatinamente adotando a TEC (Tarifa Externa Comum). Quando a TEC for totalmente implantada, uma mercadoria implantada de um

Relacionados