geopolitica

Páginas: 6 (1332 palavras) Publicado: 5 de maio de 2014




Resumo do Texto: Nicholas Spykman e a Geopolítica do Rimland
Nicholas Spykman, geógrafo americano, formulou a sua famosa "Teoria do Rimland" de acordo com o contexto não só do mundo mas em especial do seu país, os Estados Unidos. Durante o período entre guerras o país norte americano gerou diversos debates sobre política internacional com foco na preservação da paz e da políticaexterna norte americana. Essa discussão se formentou ao colocar campos opostos como realismo, que afirmavam que a paz só poderia ser mantida mediante de uma política de poder norteada pelos critérios estritos da segurança e dos interesses nacionais, e do outro lado os idealistas que defendiam a adoção de um sistema de segurança coletica a fim de preservar a paz mundial. Porém o debate que foi maisinfluente foram dos defensores do isolacionismo versus defensores do intervencionismo, sendo o segundo apoiado pelo geógrafo realista Spykman.
Spykman enxerga o sistema internacional como anárquico, mas não necessariamente caótico. Nele, a ordem internacional é garantida por um grupo seleto de grandes potênicas que, pela diplomacia ou pela força, controlam e subordinam as médias e pequenaspotências. Assim como Maquiável, spykman acha que a política de poder visa a segurança à autopreservação do Estado se traduzindo na manutenção da integridade territorial e na preservação de sua identidade política. O Estado deve buscar sempre alcançar uma margem de poder excedente, pois a luta pelo poder se identifica com a luta pela sobrevivência. E assim como Mackinder, via o sistema política comoum sistema fechado, ou seja, as relações de poder se desenvolviam em escala mundial. Além disso, defendia a ideia da unicidade da superficie liquida do planeta e a da divisão da superficie terrestre em grandes blocos insulares formados por uma série de ilhas continente, assim como defendia tambem a existência de uma ilha-basilar.
Com isso, o geógrafo ao analisar uma estratégiaamericana defende a ascensão de um poder aéreo com um raio de ação intercontinental e transoceânico tornava ineficaz a segurança da posição geopolítica insular. Para spykman a autonomia da aviação militar deveria ser usada como poder estratégico já que o papel da aviação militar em uma guerra tridimensional era de altissima importância. A América, envolvida em malhas de uma rede compacta, necessitavadesenvolver uma política externa de projeção mundial para defender tanto em momentos de paz como de guerra, sua segurança territorial e seus interesses nacionais.
A existência da ilha-basilar defendida por Spykman se baseava na aceitação da macroestrutura de Mackinder referente à região-pivô e aos crescentes Marginal e Insular, com a diferença de que em vez da World Island existiam duasilhas continentais – a Eurásia e a África -, situadas respectivamente nos hemisférios norte e sul. Contudo, Spykman faz uma projeção polar: o grande núcleo das massas terrestres – a América do Norte e a Eurásia – agrupa-se em volta do oceano Ártico e suas três pontas situam-se nos cabos de Horn, na América do Sul, da Boa Esperança, na África e de Leewin, na Austrália. Dessas realidades geográficascaptadas pela projeção polar, Spykman extrai as seguintes conclusões: as relações entre as três ilhas continentais do hemisfério austral carecem de maior importância, mas as relações entre os Estados Unidos e as duas extremidades da Eurásia são determinantes para os rumos da política mundial. E é nessa macroestrutura que Spykman insere o espaço e a posição dos Estados Unidos.
Na opiniãode Spykman, as linhas mestras da política internacional poderiam se resumir em apenas duas grandes variáveis. Caso a Ásia e a Europa fossem controladas por um único poder ou por uma constelação de poderes, acumulariam uma força não compensada que poderia projetar-se no Atlântico e no Pacífico e, num movimento de pinças, cercar o hemisfério ocidental. Se, ao contrário, fossem mantidos uma divisão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Geopolitica
  • geopolitica
  • Geopolitica
  • Geopolitica
  • geopolitica
  • Geopolitica
  • Geopolitica
  • Geopolitica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!