Geopolitica do Petroleo

Páginas: 33 (8227 palavras) Publicado: 28 de agosto de 2014
Geopolítica do petróleo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Foram assinalados vários aspectos a serem melhorados nesta página ou secção:
As fontes não cobrem todo o texto.
Pode conter pesquisa inédita.
Marcas[Expandir]




Imagem alusiva às guerras provocadas por petróleo
Geopolítica do petróleo é o campo multidisciplinar do conhecimento cujo objeto é a disputa de poder emtorno do petróleo ao redor do mundo.
Índice
  [esconder] 
1 A criação da OPEP e outros eventos que antecederam os choques do petróleo
2 Primeiro choque do petróleo (1973)
3 Segundo choque do petróleo (1979)
4 Os anos de 1980
4.1 A reestruturação da indústria petrolífera
4.2 A redução dos preços
4.3 O colapso da União Soviética
5 Os anos de 1990
5.1 A Guerra do Golfo
5.2 As disputas pelolegado da antiga União Soviética
6 A geopolítica do petróleo no século XXI
7 Referências
8 Bibliografia
A criação da OPEP e outros eventos que antecederam os choques do petróleo[editar | editar código-fonte]


Países membros da OPEP em verde escuro e ex-membros em verde claro.
No pós-guerra, o preço do barril manteve-se estável nas décadas de 1950 e 1960, oscilando entre US$ 1,50 e US$ 2,00.Contudo, o dólar desvalorizou no período, causando prejuízos aos países produtores. O petróleo barato 1 foi essencial para a reconstrução da Europa ocidental e do Japão. Também foi fundamental para a consolidação da hegemonia dos Estados Unidos sobre o bloco capitalista e do estilo de vida consumista dos americanos, conhecido como american way of life, que foi utilizado como instrumento depropaganda contra a ameaça de expansão do comunismo.
O mercado petrolífero era então dominado por um cartel de empresas transnacionais, conhecido como as “sete irmãs” 2 . Cinco empresas eram sediadas nos Estados Unidos: a Standard Oil de New Jersey (Exxon), a Standard Oil de New York (Mobil), a Standard Oil da Califórnia (Chevron), a Texaco e a Gulf. Outra empresa era sediada no Reino Unido: a BritishPetroleum, atual BP. E a última era sediada nos Países Baixos e no Reino Unido: a Royal Dutch Shell. Havia ainda uma oitava empresa muito importante: a Companhia Francesa de Petróleo, hoje conhecida como Total.
Em 1960, surge um cartel de países produtores para fazer frente ao cartel das transnacionais: a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP)3 . A indústria petrolífera da UniãoSoviética havia se recuperado depois de ter sido destruída na Segunda Guerra Mundial. E, agora, a União Soviética estava exportando petróleo para países fora do bloco socialista, como a Itália. A reação das transnacionais foi reduzir o preço do petróleo para tirar a União Soviética do mercado dominado pelas transnacionais. A redução dos preços implicava na redução da renda petrolífera dos paísesprodutores, pois era obtida por meio de impostos sobre os lucros líquidos e pelo pagamento de royalties.
A OPEP, no início não foi bem sucedida, pois o valor real dos preços do petróleo foi caindo ao longo dos anos de 1960 com a desvalorização do dólar e as transnacionais continuaram negociando diretamente com os governos dos países produtores. Contudo, a procura crescente por fontes de petróleo,por parte de países como a Itália e o Japão e por empresas americanas independentes como a Getty Oil e a Occidental, contribuiu para que os governos dos países produtores exigissem das empresas condições que lhe fossem mais favoráveis. A chamada repartição dos lucros líquidos fifty-fifty, ou meio a meio, foi conquistada primeiramente pela Venezuela4 , em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial,quando a Venezuela exercia um papel fundamental de fornecer petróleo para os Estados Unidos, enquanto os Estados Unidos fornecia petróleo para os seus aliados na Europa. O fifty-fifty gradativamente tornou-se regra também no Oriente Médio, o que compensava em parte a perda pela desvalorização do dólar e pela manutenção dos preços do petróleo.
Em 1967, Israel e os árabes, liderados pelo Egito,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Geopolítica do Petróleo
  • História e geopolítica do petróleo
  • Geopolítica internacional do petróleo
  • Golfo Pérsico : A Geopolítica do Petróleo
  • Geopolitica do petroleo no oriente medio
  • A geopolitica do petroleo e as crises
  • Geopolítica do Petróleo no Século XXI
  • TRANSPORTE MARÍTIMO INTERNACIONAL E A GEOPOLÍTICA DO PETRÓLEO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!