Geopol Tica No Mundo Contempor Neo Trabalho

514 palavras 3 páginas
Geopolítica no Mundo Contemporâneo

O que é?

A Geopolítica é uma área da Geografia que tem como objetivo fazer a interpretação dos fatos da atualidade e do desenvolvimento políticas dos países usando como parâmetros principais ás informações geográficas. Os principais temas estudados pela Geopolítica na atualidade são: Globalização, Conflito árabe-israelense, influência dos Estados Unidos no mundo atual, Nova Ordem Mundial e o uso dos recursos energéticos no mundo. A geopolítica contemporânea pode ser definida como o estudo das relações entre território e poder na idade contemporânea.

Geopolítica Mundial

Após a Segunda Grande Guerra, o mundo passou por grandes transformações, tanto de ordem social, econômica e política. Uma série de acontecimentos no cenário internacional fez com que as relações internacionais do pós-guerra fossem estudadas, em especial as divergências entre populações ou Estados.
Porém, muitos fenômenos geográficos são ligados a situações tensas entre países, questões estratégias nacionais ou grupos étnicos dentro de uma nação. A partir de 1947, um novo sistema de relações internacionais começou a vigorar. O embate político-ideológico entre EUA e URSS, duas nações consideradas superpotências mundiais, e que colocou em confronto dois sistemas políticos - capitalismo e socialismo. Desta forma, o antagonismo ideológico foi traduzido em alterações na estrutura de uma nação, conforme interesses, principalmente dos EUA e URSS.
Esta divisão configura o campo de estudo da Geografia Política, ou geopolítica. Contudo, com as reformas econômicas e políticas realizadas na URSS na segunda metade da década de 80, grandes mudanças aconteceram na Europa Oriental. Estes acontecimentos levaram o mundo a uma grande transformação na ordem econômica, social e política, pondo fim à Guerra Fria.

Fundamentos da Geopolítica Contemporânea

Partindo da conformação dos estados nacionais modernos, da instituição do estatuto da soberania territorial e considerando,

Relacionados

  • globalização, estado nacional e democracia
    7424 palavras | 30 páginas
  • A hueragem dos brs
    59527 palavras | 239 páginas