geopolítica israelo-palestiniana

Páginas: 11 (2576 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
RESUMO
Este trabalho apresenta e explicita os conflitos geopolíticos entre o Israel e a Palestina, sendo iniciado por uma apresentação inicial do conflito e á posteriori, uma exposição crítica da convergência entre ideias albergadas por ambas as partes. Com a realização deste artigo científico a nossa pretensão foi elucidar-nos relativamente ao conflito de modo a não tirar conclusões baseadas emhipóteses isoladas e aprender a ”ler nas entrelinhas” desta grande questão que é o conflito israelo-palestiniano.
Palavras-chave: Geopolítica, Israel, Palestina, Conflito.
ABSTRACT
This paper will expose and explain the geopolitical conflicts between Israel and the Palestine. We will start by explaining the conflict in its ground base, and then we will make a critical exposition based on theconvergence of the both parts’ ideas. With this scientific article’s conception we pretended to elucidate ourselves about the conflict by not taking conclusions based on solo hypothesis and learn how to read between the lines on this big issue that is the Israel-Palestinian conflict.
Keywords: Geopolitical, Israel, Palestine, Conflict.
Introdução
A realização deste artigo científico propõe-se aexpor a realidade do conflito israelo-palestiniano, na medida em que iremos explorar o tema de modo crítico.
Os aspectos que nos levaram a abordar esta problemática foram não só o facto de se tratar de um conflito que dura há uma enorme extensão de tempo mas também por se tratar de uma questão que pode tomar proporções ainda maiores.
A região da Palestina, no Médio Oriente, é disputada porpalestinos e israelitas, povos com a mesma origem étnica, sendo portanto um dos maiores problemas de geopolítica da actualidade. Conflitos, atentados e várias tentativas de paz fazem parte do cenário semi-bélico constante da região há mais de meio século.
A Palestina é uma estreita tira de terra, deserta, sem petróleo ou recursos minerais estratégicos. Os hebreus, dos quais descendem os judeus, foramos primeiros a habitar esta região há cerca de 2000 anos a.C. Dado que a região possui uma posição geográfica estratégica privilegiada, serviu durante muito tempo como passagem entre os continentes europeu, africano e asiático, tendo estado durante muitos anos sob a autoridade e poder de variados povos, nomeadamente os assírios, os babilónios, os gregos, os romanos, os árabes, os turcos e osingleses.
Fundamentos Teóricos
A comunidade judia foi expulsa da palestina pelos romanos, na altura, a força que detinha autoridade sobre eles, que após essa expulsão foram obrigados a espalhar-se pelo resto do mundo. Embora dispersos, detinham uma profunda consciência nacional e conservaram suas tradições religiosas e seus costumes.
Com a queda do Império Romano e a criação do Islamismo, no séculoVII, o domínio da Palestina foi entregue aos árabes. O povo palestino lá permaneceu mesmo sem formar um país. Entre 1517 e 1917, fizeram parte do Império Otomano e durante a Primeira Guerra Mundial passaram para o controle dos ingleses.
Com a fundação do movimento sionista em 1897, que propunha o retorno dos judeus à Palestina, milhares emigraram para a área do Império Turco-Otomano. Mas a regiãopermaneceu sob o domínio inglês até o final da Segunda Guerra Mundial.
Perseguidos por formar uma Nação sem Estado, o povo judeu promove o retorno à Pátriae procura voltar á Palestina, o seu país de origem, que nunca esqueceram. Esse processo foi lento e gradual, mas sempre encontrou a reacção dos árabes que, com a diáspora dos judeus, passaram a ocupar essa região. Para evitar conflitos maisviolentos, tropas inglesas encarregaram-se de fazer a vigilância da Palestina. Com a Segunda Grande Guerra Mundial, o movimento sionista vê-se acelerado pela perseguição nazi e, no reverso da moeda, a Inglaterra não se encontra com possibilidades de continuar a vigiar a região. Com o final da guerra, a Organização das Nações Unidas conclui que a solução seria efectuar a partilha da Palestina,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • geopolitica
  • geopolitica
  • Geopolitica
  • geopolitica
  • Geopolitica
  • Geopolitica
  • geopolitica
  • Geopolitica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!