Geopolítica do Petróleo no Século XXI

Páginas: 14 (3366 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2014

Aluno (a):____________________________________________________________________________________________Nº______
Série: 3ºAno Médio Data: ____/____/_______
Disciplina:_____________________________ Professor (a): ALENILSON NOBRE

A GEOPOLÍTICA DO PETRÓLEO
A geopolítica do petróleo no século XXI
Em 2001, George W. Bush, filhodo ex-presidente George Bush, assumiu a presidência dos Estados Unidos, após a mais controvertida eleição presidencial da história americana recente.
George W. Bush, assim como o seu pai, já possuía negócios na área de petróleo antes de chegar à presidência. Logo no início do seu governo, George W. Bush constitui um grupo interministerial para formular uma nova política energética 22 , publicadaem maio de 2001. O grupo foi liderado pelo vice-presidente dos Estados Unidos, Dick Cheney, ex-presidente da Halliburton, uma das maiores empresas de prestação de serviços para a indústria de petróleo. E este grupo ainda contou com a assessoria das grandes companhias transnacionais de petróleo. A nova política energética priorizava a maximização da produção interna e a garantia do acesso aopetróleo no exterior em detrimento de alternativas como o desenvolvimento de fontes renováveis e medidas para aumentar a eficiência energética.
Em meio à crise de legitimidade do governo de George W. Bush, em 11 de setembro de 2001 aconteceu o mais terrível ataque terrorista da história. Três de quatro aviões comerciais sequestrados por terroristas atingiram as duas torres do World Trade Center, nacidade de Nova York, e o Pentágono, sede do Departamento de Defesa americano, sediado em Washington, capital dos Estados Unidos. O quarto avião não atingiu nenhum alvo específico. Cerca de três mil pessoas morreram nos ataques, incluindo as vítimas do quarto avião. Nenhum passageiro ou tripulante dos aviões sobreviveu.
O ataque teria sido executado pela Al-Qaeda. Por isso, o governo de George W.Bush lançou a “Guerra ao Terror”, tendo como alvos principais o Afeganistão e o Iraque, embora não houvesse nenhuma associação entre o governo de Saddam Hussein com a Al-Qaeda ou mesmo com o terrorismo. Mesmo assim, com a “Guerra ao Terror”, George W. Bush alcançou no primeiro momento o prestígio que faltava ao seu governo, suficiente para conduzi-lo à reeleição.
Parece que os ataques de 11 desetembro de 2001 acabaram sendo convenientes a diversos objetivos do governo de George W. Bush, como os negócios com a indústria bélica, importante contribuinte para a campanha de George W. Bush à presidência, e também para aqueles objetivos expressos na nova política energética, publicada meses antes dos atentados.
O início do século XXI também foi marcado pelo crescimento dos preços do petróleo. Épossível observar que, neste período, a demanda tem crescido, especialmente devido ao crescimento econômico da China e da Índia, e, em diversos momentos, a oferta tem sofrido quedas por guerras, conflitos e até mesmo catástrofes naturais, como a do furacão Katrina, em 2005, que interrompeu parcialmente a produção petrolífera no golfo do México, nos Estados Unidos.
Uma das razões para o governo deGeorge W. Bush ter elegido Saddam Hussein como um dos seus principais inimigos é que no ano 2000 o Iraque vendeu petróleo em euros, ameaçando a hegemonia do dólar no comércio internacional de petróleo. E temia-se que o gesto fosse seguido por outros países exportadores, o que traria graves consequências para a economia dos Estados Unidos.
A Venezuela, um dos principais fornecedores de petróleopara os Estados Unidos, que, presidida por Hugo Chávez desde 1999, voltou a cumprir as cotas estabelecidas pela OPEP e considerou fazer o mesmo que o Iraque, pois o dólar vinha perdendo valor frente ao euro. Por isso, Hugo Chávez tornou-se outro inimigo do governo de George W. Bush, sendo inclusive vítima de um fracassado golpe de Estado apoiado pelos Estados Unidos em abril de 2002. O governo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A geopolítica do petróleo: a importância do golfo da guine na geopolítica energética no século xxi
  • Geopolítica do século XX e XXI
  • A geopolítica brasileira no alvorecer do século XXI
  • Uma Análise Geopolítica da União Europeia do Século XXI
  • A nova ordem mundial: e a geopolítica do final do século XX e inicio do século XXI.
  • Geopolitica do petroleo
  • Geopolítica do Petróleo
  • O século XIX no século XXI

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!