Geomorfologia

Páginas: 11 (2575 palavras) Publicado: 15 de maio de 2013
GEOMORFOLOGIA

Geomorfologia: Sua preocupação se dá em relação às formas e processos responsáveis pelo relevo do planeta; Estudo do relevo. A Geomorfologia é a ciência que estuda o relevo. A forma de relevo terrestre apresenta uma relação intrínseca com os seus agentes, a saber: Agentes internos (endógenos): ou formadores de relevo. São aqueles que actuam no interior do planeta e dão origem àsdiversas formas de relevo. São: Vulcanismo, Abalos sísmicos (terremoto/maremoto); Tectônicas (movimento de placas).

A crosta terrestre, camada externa da terra é muito fina (menor que 70 km de espessura) e sujeita as alterações que acontecem no interior do planeta segundo a teoria da tectónica (complemento da deriva continental, 1912) diz que a crosta, seja ela continental ou oceânica, éfragmentada e se desloca sobre uma camada magmática, denominada manto. A colisão ou afastamento destes pedaços, chamados de placas, geram grandes estruturas terrestres, as montanhas (orogênese), vulcões e terremotos.

Agentes externos (exógenos): ou destruidores de relevo, são aqueles que actuam na superfície e destroem o que os internos demoram milhares de anos para construir. Por ex: chuva,vento, mar, rio, geleiras, etc. Que causam a erosão da superfície. Outro agente é o intemperismo, causado pela variação de temperatura e pressão (física) e reacções (química).

Formas de Relevo Relevo são as formas e compartimentos da superfície do planeta (serra, montanha, colina, planalto, planície, depressão, entre outras). Essas formas e compartimentos definem-se em função da actuação deagentes internos e externos à crosta terrestre. Antigamente, na classificação do relevo, considerava-se apenas aquilo que se via no terreno, as cotas altimétricas, por exemplo. Dizia-se que Planalto era um "plano alto" e Planície um "plano baixo". Actualmente a dinâmica tectónica e erosiva é levada em consideração na determinação e classificação das formas do terreno.

Assim, temos por definição:Montanhas: são as formas mais elevadas do planeta, possuindo acima de 2000 metros e formadas pela colisão das placas. As montanhas mais baixas (velhas) tendem a ser mais arredondada, devido ao intenso processo erosivo sobre seu topo. As mais altas (jovens), pontiagudas, indicam que o processo erosivo sobre seu cume não foi tão acentuado. Depressão: superfície entre 100 e 500 metros de altitude comsuave inclinação, formada por prolongados processos de erosão. É mais plana do que o planalto.

Planalto: ao contrário do que sugere o nome, é uma superfície irregular com altitude acima de 300 metros. É o produto da erosão sobre rochas cristalinas ou sedimentares. Pode ter morros, serras ou elevações íngremes de topo plano (chapadas).

Planície: superfície muito plana com no máximo 100 metrosde altitude. É formada pelo acúmulo recente de sedimentos movimentados pelas águas do mar, de rios ou de lagos.

Escarpa: terreno muito íngreme, de 100 a 800 metros de altitude. Lembra um degrau. Ocorre na passagem de áreas baixas para um planalto. Serra: terreno muito trabalhado pela erosão. Varia de 600 a 3.000 metros de altitude. É formada por morros ou cadeias de morros pontiagudos(cristas). Não se confunde com escarpa: serra se sobe por um lado e se desce pelo lado oposto.

Solo: Camada superficial da litosfera resultante do intemperismo sobre as rochas. Pode ser: eluvial (formado no próprio local de decomposição da rocha, e formado por horizontes, ou camadas) ou aluvial (formado pelo acumulo de sedimentos, que foram transportados e depositados longe da rocha de origem).Problemas que o solo enfrenta: por ser inconsolidado, o solo pode ser facilmente transportado. O pior problema, portanto é a erosão, principalmente pela água. A velocidade de escoamento da água sobre o solo será proporcional à intensidade de erosão. A velocidade depende de dois fatores:

A inclinação do terreno: quanto maior a inclinação, maior a velocidade de escoamento, portanto, mais intensa a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Geomorfologia
  • geomorfologia
  • Geomorfologia
  • geomorfologia
  • Geomorfologia
  • Geomorfologia
  • Geomorfologia
  • geomorfologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!