Geomorfologia de Diamantina - Vissungos

281 palavras 2 páginas
Geomorfologia – Diamantina e Região
O município de Diamantina localiza-se na Mesorregião do Jequitinhonha, estando a sede a 285 km de distância por rodovia da capital Belo Horizonte. A cidade está situada a uma altitude média de 1.280 m, emoldurada pela Serra dos Cristais, na região do Alto Jequitinhonha. O município é banhado pelo rio Jequitinhonha e vários de seus afluentes, como o Ribeirão das Pedras e o Ribeirão do Inferno. A porção sudoeste do município é banhada por subafluentes do rio São Francisco, como o Rio Pardo Pequeno.

O surgimento do Arraial do Tejuco, onde hoje se encontra a cidade de Diamantina, ocorreu por volta de 1722 e se deu por meio da expansão de pequenos arraiais ao longo dos cursos d’água onde era feita a mineração de ouro.
São João da Chapada é um dos distritos de Diamantina e está localizado cerca de 30 km de seu município sede. Situa-se no alto divisor das águas das bacias do Rio Pardo, afluente do Rio das Velhas e do Ribeirão Caeté-mirim.
Considerado um dos pontos habitados mais elevado do país, está a aproximadamente 1450 m de altitude. Localizada no planalto setentrional da Serra do Espinhaço, mais especificamente no Planalto de Diamantina, em elevadas serras de afloramentos rochosos, está São João da Chapada.

Mapa físico do Sudeste brasileiro. Nos mostra a serra do espinhaço, MG.

Vista de satélite da região de Diamantina.

Bibliografia: http://www.igc.ufmg.br/geonomos/PDFs/20112/Lopes-Silva-e-Knauer.pdf http://www.igc.ufmg.br/geonomos/PDFs/20112/Augustin-et-al.pdf
A GEOMORFOLOGIA DA SERRA DO ESPINHAÇO EM MINAS
GERAIS E DE SUAS MARGENS
Allaoua Saadi

Relacionados