Geomoforlogia

1326 palavras 6 páginas
Resenha

A QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL

Heitor Antônio Paladim Júnior
Marco Antonio Mitidiero Júnior

A expressão “questão agraria”, ou “problema agrário”, é usada para abordar a entrada do capitalismo no campo, referindo-se à forma como esse modo de produção, com sua lógica de constante busca do lucro, ao desenvolver-se, altera a propriedade, a posse e a possibilidade de acesso à terra. Com esse modo de produção a terra deixou de ser a maior fonte de riqueza do país, levando a um processo de expulsão dos camponeses das terras em que viviam e produziam alimentos. As terras, no entanto, não ficaram disponíveis para todos, muito menos para os trabalhadores rurais; elas foram cercadas, transformando-se em grandes fazendas de plantações de monoculturas.
Todo o processo de problematização da questão agrária passou a ser discutido após a organização da estrutura fundiária e produção de alimentos dos países capitalistas em desenvolvimento, em especial Inglaterra e França. Enquanto que na Inglaterra a terra foi tomada dos camponeses e cercada para o capitalismo se desenvolver; na França a terra ficou livre para ocupação dos camponeses em pequenas propriedades rurais. Diante disso podemos perceber que cada país gerou formas distintas de organização do campo e, em consequência, encadeamentos diferentes na constituição e resolução do problema agrário. Podemos até afirmar que há uma questão agrária para cada país.
No Brasil a questão agrária apresenta particularidades diferentes durante a história de formação do território brasileiro. Existem duas posições a repeito do problema fundiário em nosso país. Uma delas defende que a questão agrária teve inicio no descobrimento do Brasil, em 1500, com o fim da organização da terra, ou sejam a apropriação comunal das terras, que implicou no assassinato de muitos índios. A segunda posição afirma que a questão agrária nasceu com a Lei das Terras de 1850 e com o fim do tráfico dos escravos no mesmo ano. Ou seja, as grandes

Relacionados

  • Pesca predatória
    9463 palavras | 38 páginas