geometrial espacial

391 palavras 2 páginas
Introdução
O presente trabalho, surge no âmbito da solicitação do docente da cadeira Noções língua Banto 2, e visa consolidar dos conhecimentos em aquisição nas aulas, tendo como objectivo o estudo das línguas bantos.
Este trabalho forca-se-á naquilo que é a linguística e o estudo das línguas bantos, na classificação dos verbos primeiramente a língua Copi, e a sua ortografia e tem como objectivo trazer aquilo que é a pronuncia e a escrita do copi, alem da presente introdução contem também o desenvolvimento, conclusão, bibliografia e Índice .

Este estudo da linguística bantu tem como um período histórico do seu nascimento, tendo o seu marco importante no qual diz respeito aos grandes realizações no século XX, que nos troce aquilo que constitui a base sobre o estudo desta grande marco desta língua, em particular na historia da humanidade no seu nascimento desta língua como uma nova ciência linguística que resultou de vários estudos na área das ciências sociais e humanas.
E a salientar que neste devido momento estarei a estudar esta língua em particular no que diz respeito ao estudo dos verbos segundo o tema : reduplicarão verbal, em classificação de línguas Moçambicanas, segundo o Bauer e Spencer, que irei apresentar reduplicação verbal em minha língua do estudo copi.
A reduplicação verbal em grupos de línguas do mundo exprime, iteração, repetição, frequência, como por exemplo: em língua moçambicana copi, changana, Makhwa, Makonde, Nyungwe, etc.
Para poder entender temos que definir primeiro o que é a reduplicação verbal
Reduplicação total normal é um processo morfológico em que o o reduplicante e a base são idênticos segundo Ngunga em radicais mas longo do tipo –cvc em diferentes línguas.
Reduplicação total parcial
Exemplo:
Kutsibilatsibila- significa – andar repetidamente
Kunola
Todos os verbos que estão sendo aplicados acima na língua copi tem forma não reduplicado

Relacionados

  • trabalho
    1032 palavras | 5 páginas
  • Geometria de poliedros
    2460 palavras | 10 páginas