Geologia

Páginas: 6 (1471 palavras) Publicado: 4 de setembro de 2014
VULCANISMO
O vulcanismo abrange todos os processos que permitem e provocam a ascensão de material magmático do interior para a superfície terrestre. O magma pode extravasar à superfície através de dois tipos de aberturas: fissuras, que são extensas fendas que colocam a câmara magmática (cavidade onde se aloja o magma) em contato com a superfície, ou orifícios. O vulcanismo de fissura atualmenteé observado ao longo das cadeias meso-oceânicas. O vulcanismo de orifícios é o tipo mais comum de vulcões atuais, sendo o magma ejetado por uma abertura circular em torno da qual se acumulam os materiais produzidos pela atividade vulcânica, constituindo assim o edifício ou cone vulcânico. O orifício é chamado de cratera, e o canal por onde ascende o magma se denomina conduto ou chaminé vulcânica.Devido a remoção intensa de material subjacente ao cone vulcânico é comum que ocorra o abatimento (destruição) total ou parcial do foco vulcânico.
O conjunto de montanhas com disposição circular que comumente envolvem um foco vulcânico abatido é conhecido como caldeira. A cidade de Poços de Caldas (MG) é envolvida por uma caldeira, com um diâmetro aproximado de 30 km, considerada a maior domundo. A grande maioria dos vulcões acha-se agrupadas em zonas, principalmente ao longo de costas oceânicas, destacando-se a costa do oceano Pacífico, formando o chamado círculo do fogo. Tal distribuição de vulcões está estreitamente relacionada com os contatos entre placas tectônicas. No interior dos continentes as atividades vulcânicas são mais raras.
Atividades vulcânicas
Segundo a suanatureza e modo de ocorrência, as atividades vulcânicas podem ser explosivas (extravasamento violento do magma, comum em magmas viscosos, ácidos) ou efusivas (extravasamento calmo, sem explosões). A seqüência das atividades vulcânicas pode ser assim descrita:
- Instalação de um foco vulcânico: tremores de terra, formação de fendas, exalação de gases e vapores, seguindo-
se a abertura e limpeza dachaminé vulcânica;
- Ejeção e derramamento de lava: derramamento de lava propriamente dito, podendo ser explosivo durante todo o período vulcânico ou apenas no início;
- Exalações gasosas: fumarolas, solfataras e mofetas, recebendo tais denominações em função da temperatura em que ocorrem.
Materiais produzidos pela atividade vulcânica
Lavas: são as massas magmáticas parcial ou totalmentefundidas. As lavas básicas são mais quentes e menos viscosas do que as ácidas, estas últimas tendendo a promover um vulcanismo mais explosivo. (basicidade ou acidez aqui não se refere a pH, mas sim ao teor de sílica
Materiais piroclásticos: são fragmentos ejetados na atividade vulcânica que tanto podem ser derivados do próprio magma, como das rochas encaixantes.
Normalmente predominam nas fasesiniciais do vulcanismo, podendo ser os únicos materiais produzidos. Em função de seu tamanho e forma são classificados como blocos (angulosos e com diâmetro > 5 cm), bombas (arredondados e com diâmetro > 5 cm), lápili (arredondados e com D < 5 cm) e cinzas (fragmentos finos com diâmetro < 4 mm, que ao se consolidarem formam os tufitos ou tufos vulcânicos).
Exalações: vapores e gases produzidos aolongo de todas as atividades vulcânicas.
Vulcanismo no Brasil
Atualmente não existem vulcões ativos no Brasil; contudo isto já ocorreu intensamente em épocas geológicas passadas. Restaram, porém, poucos testemunhos dessas atividades vulcânicas, já que os produtos vulcânicos são facilmente erodidos.
Há cerca de 130 milhões de anos o Brasil foi palco de uma das maiores atividades vulcânicas quese conhece. Foram atingidos todo o Sul do Brasil e parte dos estados de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, além do Maranhão e Amazonas. O magmatismo mais intenso foi no Sul do Brasil, Argentina e Uruguai, na área da Bacia do Paraná, onde o vulcanismo do tipo fissura, de caráter básico cobriu cerca de 1.200.000 km2. Este vulcanismo constituiu-se de sucessivos derrames de lava basáltica e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GEOLOGIA
  • Geologia
  • Geologia
  • Geologia
  • Geologia
  • Geologia
  • Geologia
  • geologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!