GEOLOGIA - ROCHAS

Páginas: 12 (2957 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA
DISCIPLINA: GEO-A01 GEOLOGIA GERAL

Questionário para a primeira avaliação escrita:

QUESTÃO 1 – Explique, à luz das teorias mais aceitas, os processos que culminaram na origem do Planeta Terra e do Sistema Solar.
RESPOSTA: A teoria mais aceita e a do Big Bang. Segundo ela, o universo teria surgido após umagrande explosão cósmica, entre 10 e 20 bilhões de anos atrás. O termo explosão refere-se a uma grande liberação de energia, criando o espaço-tempo. Após a explosão matérias se formaram e se espalharam pelo universo, sempre em expansão. Com o passar dos tempos, essas massas se agruparam e formaram novos compostos além de massas ainda maiores. Com a contribuição da velocidade, da pressão, datemperatura e também da radiação, o universo foi sendo formado, gerando os elementos compostos que temos hoje e movimentos como o a gravidade.
QUESTÃO 2 – Conceitue a expressão “diferenciação interna da Terra”, explique a que se refere e como se deu este processo.
RESPOSTA: Diz respeito às diferentes camadas que constituem a Terra: Manto; Núcleo e Crosta. De uma camada para a outra, varia-se atemperatura, a pressão e o material abundante, bem como o estado físico das rochas. Essas camadas foram descobertas após diversos anos de pesquisas com vários meios possíveis.
QUESTÃO 3 – Quais são as camadas do interior da Terra? Quais são suas espessuras, composições e estados físicos? Faça um desenho esquemático para ilustrar.
RESPOSA: A primeira camada é a Crosta Terrestre, e a menor estrutura doplaneta, mas é a mais importante para as atividades humanas. É composta por rochas leves, e entre os minerais frequente temos o silício, o alumínio, o magnésio. Apresentam uma variação de 20 a 70 km de espessura, sendo que nos oceanos este valor cai para 5 a 15 km.
A segunda camada da Terra é o Manto. Este apresenta profundidades que vão dos 30 km abaixo da superfície até 2900 km, além detemperaturas internas que chegam a alcançar os 2.000ºC, o que propicia o derretimento das rochas, transformando-as em magma. No manto interno, o material é mais líquido, haja vista que as temperaturas são maiores; já no manto externo o material magmático é mais pastoso.
A terceira e última das camadas da Terra é o Núcleo. Não se sabe exatamente qual é a sua composição, mas há fortes indícios de que eleseja f­ormado por uma liga de ferro e níquel, que também deve envolver outro elemento químico ainda desconhecido. O núcleo externo encontra-se no estado líquido e o núcleo interno é sólido em virtude da influência da pressão interna do planeta sobre ele.
DESENHO:
QUESTÃO 4 – Quais são os métodos de estudos diretos e indiretos do interior do planeta Terra?
RESPOSTA: Entre os métodos diretos temosa observação de afloramentos de rochas, vulcões, sondas e jazigos. Já os indiretos são as ondas sísmicas, estudo de meteoritos e dados de satélites.
QUESTÃO 5 – Como o estudo de meteoritos pode contribuir com a compreensão da gênese, evolução e estruturação da Terra?
RESPOSTA: Os meteoritos são corpos que vagam pelo espaço resultantes de explosões de planetas ou outros corpos maiores. Porestarem inteiros deduz-se que faziam parte do núcleo do corpo de origem, uma vez que a parte externa foi destruída pela explosão. Sabendo que a formação dos corpos se deu pela união de outros corpos, seguido pelo resfriamento, entende-se que as matérias que compõe o meteorito também compõem nosso planeta. A partir disto, realizam-se analises químicas dos materiais e considera-se a possibilidade deserem comuns os elementos dos meteoritos com os do núcleo da Terra.
QUESTÃO 6 – O que postula a teoria da tectônica de placas?
A Tectônica de Placas postula que q crosta terrestre é composta por 12 placas, que ficam sobre o manto externo, sempre em constante movimento.
QUESTÃO 7 – O que são placas tectônicas? Quais as suas características (espessura, composição, limites vertical e horizontal,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rochas geologia
  • geologia das rochas
  • Geologia
  • Geologia
  • Aula de Geologia
  • TIPOS DE ROCHAS NA GEOLOGIA
  • TRABALHO GEOLOGIA ROCHAS E MINEIRAIS
  • Relatório de Geologia (Estudo das Rochas)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!