Geologia - Rochas

Páginas: 6 (1363 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2013
IDENTIFICAÇÃO DE MINERAIS






















CAMPINAS
2012






IDENTIFICAÇÃO DE MINERAIS








Relatório da atividade prática nº 02, apresentado como parte in-tegrante das avaliações discipli-nares de Geologia Aplicada para fechamento do 2.º semestre do ano de 2012 ao bacharelado de Engenharia Ambiental e Sanitá-ria.Prof(a):










PUC-CAMPINAS
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVO 5
3. MATERIAIS E MÉTODOS 5
2.1 Materiais 5
2.2 Métodos 6
3. RESULTADOS 7
4. CONCLUSÃO 10
5. BIBLIOGRAFIA 10

1. INTRODUÇÃO
O estudo dos minerais surge a partir do conhecimento aprofundado em aná-lises de rochas, pois são constituintes rochosos. Minerais, esta palavra atrativa movimenta umgrande mercado de ações. O valor comercial deles varia desde pequeno, médio, grande até a custar fortunas como, por exemplo, o Diamante Hope entre outras joias preciosas. A qualidade mais desejável é a beleza, mas o brilho, a durabilidade e a escassez também são importantes. Uma cor intensa é fundamental para muitas pedras de valor alto. Os diamantes, no entanto são qua-se incolores, mas sãovalorizados pelo seu brilho.
O diamante é a substância mais dura da terra; além disso, possui quatro planos internos de clivagem. No entanto se ele for clivado perfeitamente ao longo desses planos resultará em uma “pedra” com formato de duas pirâmides unidas pelas bases, “gema”, seu estado de maior valor.
O valor de um diamante é determinado pela avaliação de sua cor, transpa-rência e peso, que émedido em quilates (um quilate=200 miligramas).
A partir desse conhecimento podemos definir o termo mineral, cujo, é usado de várias maneiras no cotidiano – por exemplo, como a designação de substân-cias essenciais na dieta para uma boa nutrição, tais como cálcio, ferro, potássio, e magnésio. Esses são, na realidade, elementos químicos e não minerais no senti-do geológico. Para os geólogos, mineralé um sólido cristalino inorgânico que ocorre na natureza. A palavra cristalina significa que os minerais tem um arranjo interno ordenado de átomos. Eles também têm uma composição química bem definida e propriedades físicas características, tais como cor, dureza e densidade.
Quanto à formação dos minerais, eles são constituídos por elementos quími-cos como: Oxigênio, silício e alumínio, cujos, sãoconstituídos por átomos. Um fenômeno comum responsável pela origem de alguns minerais, é o resfriamento do magma vulcânico terrestre, que quanto mais profundo e lento ele acontece a cristalização se dá de forma mais intensa a valorizar a pureza do cristal e, quando superficialmente, os minerais constituintes das rochas tendem a ser menos resis-tentes. Outros formadores de minerais são os gasesmagmáticos, evaporações de soluções salinas, reações entre substâncias e intemperismo.



2. OBJETIVO
Esse estudo tem como objetivo uma familiarização com os minerais onde se busca suas origens, cristalinidade, identificação das propriedades físico-químicas entre outras, e também despertar uma visão de como são preparados comercial-mente até ao ponto de se obter pedras, desde materiais deconstrução até precio-sas. Outro ponto importante é o estudo destes como sendo os constituintes das rochas.
3. MATERIAIS E MÉTODOS

2.1 Materiais
Para a realização do experimento foram utilizados os seguintes materiais:
- Caixa de madeira com divisórias contendo 16 (dezesseis) minerais para iden-tificação;
- Placa de vidro;
- Placa de porcelana opaca;
- Espátula metálica;
- Ácido clorídrico;
-Apostila de Geologia para instruções, pesquisas e preenchimento de tabelas.























2.2 Métodos
Para a identificação dos minerais foi utilizado o processo de determinação simplificado, utilizando-se apenas propriedades macroscópicas, sem a utilização de aparelhos e equipamentos. Foram observadas as propriedades dos minerais como, traço, cor, brilho,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rochas geologia
  • geologia das rochas
  • Geologia
  • GEOLOGIA
  • Aula de Geologia
  • TIPOS DE ROCHAS NA GEOLOGIA
  • TRABALHO GEOLOGIA ROCHAS E MINEIRAIS
  • Relatório de Geologia (Estudo das Rochas)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!