GEOLOGIA RELATORIO

Páginas: 13 (3044 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2013
INTRODUÇÃO
Os materiais rochosos estão inseridos na construção civil desde que o homem pôde ser compreendido como ser civilizado. Se nos primórdios das civilizações eles eram usados de forma bruta e grosseira, com a evolução da engenharia civil e do homem em si, os meios e fins de utilização dos materiais rochosos foram se tornando cada vez mais sofisticados.
Para o profissional deengenharia civil, possuir conhecimento em geologia e aplica-lo ao seu cotidiano para compreender o meio que o rodeia é indispensável. Porém, mais do que apenas compreender a geologia em modelos estratigráficos e litográficos, por exemplo, cabe ao engenheiro civil buscar conhecimento de campo sobre os materiais a serem utilizados nas mais variadas obras.
Os materiais rochosos usados pra construção civilsão geralmente classificados em agregados e pedras de revestimento, e assim como as características dos solos a serem assentadas as obras civis, suas propriedades são de fundamental importância tendo em vista suas variadas aplicações. Os estudos, análises e ensaios realizados nesses materiais são uma parte menos óbvia e visível da grande área da construção civil.
Este estudo consiste numprimeiro contato com esse mundo, suas peculiaridades e implicações no exercício da profissão de engenheiro civil.

















Do ponto de vista conceitual, para engenharia civil as rochas podem ser classificadas em agregados, quando encontradas na forma granular; ou pedras de revestimento, quando na forma de placas; dependendo da granulometria que apresentam. Naturalmente, cabeà engenharia civil determinar a aplicação adequada para cada tipo de material rochoso. Brita, areia, pedrisco e pó de pedra, por exemplo, são usados na formação do concreto, em filtros ou mesmo na transição em barragens de pedra e enrocamento. Os usos são variados e definidos pelas necessidades de obras específicas. As placas de rochas, por sua vez, são aplicadas como piso ou revestimento deparedes.
Partindo pra uma definição mais prática, agregados são materiais granulares, sem forma e volume definido que podem ser naturais ou artificiais. Obviamente, os agregados naturais são obtidos diretamente na natureza, prontos pra serem usados na construção civil, sem quaisquer processos industriais envolvidos, enquanto os artificiais são resultado de transformações em mineradoras que ospreparam para suas finalidades na construção civil. Com relação ao tamanho, são usualmente classificados como graúdos aqueles que possuem diâmetro superior a 4,8 mm e miúdos aqueles com diâmetro igual ou inferior a essa medida. Os meios de utilização desses materiais na construção civil vão desde a aplicação como ligantes nos concretos hidráulicos e betuminosos, até o uso em lastros de ferrovia.
Comose nota nesses casos específicos, os agregados podem ter funções distintas. No concreto hidráulico os agregados contribuem na resistência, reduzem as variações de volume e diminuem custos. Já no concreto betuminoso, mais utilizado em pavimentos, os agregados ajudam a aumentar a resistência e melhorar a distribuição de peso às fundações, bem como aumentar a resistência do concreto ao cisalhamento. Autilização em lastros de ferrovia distribui as cargas uniformemente, contribui na drenagem, preenche vazios e permite certa elasticidade para a via.
Naturalmente, para cada um desses usos citados, deve haver estudos criteriosos nos agregados a fim de selecionar os mais adequados para cada finalidade. É esperado que o agregado usado como lastro em uma ferrovia apresente alta tenacidade, assimcomo se espera certa granulometria e pureza naqueles usados em concretos hidráulicos, por exemplo.
Os materiais rochosos classificados como pedras de revestimento são componentes com geometrias, em geral, regulares, destinados quase exclusivamente ao embelezamento de edificações. Há também, casos onde as pedras de revestimento são utilizadas de maneira funcional como em chapas ou lajes. A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório Geologia
  • Relatório Geologia
  • relatório de geologia
  • relatório de geologia
  • Relatório de geologia
  • Relatorio geologia
  • Relatorio De Geologia
  • Relatorio geologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!