Geologia Processos de Formação de Depósitos

Páginas: 51 (12515 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
 Recursos Minerais- Concentração / acumulação natural de matéria sólida, liquida ou gasosa ocorrente na crusta terrestre, numa forma e/ou quantidade tais que a extracção económica de parte desta acumulação (commodity) é presentemente possível ou potencialmente viável. Os recursos podem se “identificados” ou “por descobrir”. Os recursos podem tornar-se jazigos se formos inteligentes o suficientepara os descobrir e encontrar a melhor fora de os tornar exploráveis.
Base dos Recursos- Conjunto de depósitos minerais, conhecido ou desconhecidos, que existem na parte acessível da crusta terrestre e que têm ou poderão vir a ter interesse económico para o Homem (ou seja, que são ou poderá a vir a ser exploráveis) Para uma determinada região e profundidade, a base de recursos é fixa (englobatodos os depósitos conhecidos e desconhecidos). É o conhecimento que dela temos que varia.
Reservas Minerais- Porção de recursos conhecidos que podem, no momento, ser legal e economicamente explorados (constrangimentos legais e económicos.) Trata-se de um conceito dinâmico, que dependem dos factores de natureza tecnológica, económica e, até mesmo, política, os quais, de per si, ou em conjunto,podem ser determinadas na exploração económica. As quantidades das reservas numa dada altura são sempre bem definidas mas mudam continuamente. Em teoria, as reservas podem variar todos os dias.
Base das Reservas- Termo introduzido na década de 80, que incluía as reservas propriamente ditas, as reservas marginais e uma parte das reservas sub-económicas. Reservas + Recursos que têm um potencialrazoável de virem a ser economicamente exploráveis para além dos horizontes tecnológicos e económicos actuai, que apesar de actualmente não serem extraíveis, poderão vir a estar disponíveis para uso futuro.
A base de reservas não é sempre fixa, é variável ao longo do tempo, consoante uma série de valores, como por exemplo, a cotação económica
Jazigo: Distribuição num volume especifico de ummaterial neutralmente ocorrente, do qual um dado mineral ou vários minerais de valor económico podem ser extraídos, processados e fornecidos com o lucro razoável. O seu valor depende, portanto, da respectiva distribuição espacial, dos custos operatóris, em particular os custos energéticos relativos à exploração, do tipo e grau de diluição, do teor, da profundidade na crusta, etc.
Objecto daexploração: minério
Depósitos Minerais
Não correspondem necessariamente a situações economicamente viáveis e usualmente denunciam um valor subeconomico ou ocorrências insuficientemente avaliadas. Não são económicos mas, no entanto, continuam a construir concentrações anómalas que podem, inclusivamente, ocorrer em jazigos.
Podem, em função das variáveis “cotações” e “custos operatórios”, e tecnologia,passar a ter viabilidade de exploração económica, passando a ser considerados jazigos.
 Como se formam os depósitos minerais?
Um depósito mineral é qualquer concentração de um mineral natural de localização restrita na crusta terrestre.
Em quase todas as etapas do ciclo geológico podem-se gerar concentrações de minerais, segundo processos de formação que se podem considerar comuns, variando oseu grau de concentração conforme a intensidade destes mesmos processos. Quando estas concentrações podem ser económicas e legalmente exploráveis denominam-se jazigos.
Os processos que levam à formação de minerais são processos normas inerentes ao próprio funcionamento do nosso planeta. Alguns são muito simples, enquanto que outros exigem a convergência de diversos factores e etapas.
A maioriados processos de formação dos depósitos minerais envolve existência de fluidos mineralizantes. Os principais processos geológicos que podem conduzir á formação de depósitos minerais são:
Concentração por diferenciação magmática.
Precipitação a partir de fluidos aquosos quentes (fluidos hidrotermais)
Precipitação a partir de soluções aquosas em ambientes sedimentares (precipita são química)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Depositos geologia
  • Geologia Economica-Depósitos Carbonatíticos
  • Geologia formação do planeta
  • Formação do processo
  • formação do processo
  • Processo de formação do decreto-lei
  • Processo de formação da imagem radiográfica
  • Processo da formação da monarquia Ingles.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!