GeoHumana

2648 palavras 11 páginas
População absoluta População absoluta é o número total de habitantes de um lugar (país, cidade etc.). Quando um determinado lugar possui um grande número de habitantes, dizemos que é populoso ou de grande população absoluta; e quando possui um pequeno número de habitantes, dizemos que é não-populoso ou de pequena população absoluta. Também pode ser definida como população fixa, que tem suas casas ou moradias fixas. Assim, o país que apresenta um elevado número de população absoluta é chamado de populoso. A população mundial hoje é de cerca de 6.612.835.211, e os cinco países mais populosos do mundo são: China, Índia, Estados Unidos, Indonésia e Brasil. População relativa é também chamada de densidade demográfica, e algumas pessoas confundem população absoluta com densidade demográfica. Densidade demográfica é a média de habitantes por km2, para obtê-la basta dividir a população absoluta pela área. Quando um lugar possui elevada densidade demográfica dizemos que é densamente povoado; e quando possui baixa densidade dizemos que é fracamente povoado.

Densidade Demográfica Densidade demográfica ou densidade populacional é o quociente entre a população total de uma determinada região ( cidade, estado, país, etc.) e a sua superfície. Geralmente é expressa em habitantes por quilômetros quadrados ( hab./km2). A seguir citamos alguns países com sua densidade demográfica ( dados de 2006):
Mongólia - 1,72 hab/km2.
Austrália - 2,66 hab/km2.
Bolívia - 8,56 hab/km2.
Marrocos - 44,88 hab/km2.
Uganda - 124,05 hab/km2.
Sri Lanka - 318,55 hab/km2.
Bangladesh- 1.002,79 hab/km2.
Cingapura - 6.864,27 hab/km2
O Brasil tem uma densidade populacional de 22,18 hab/km2.
Taxa de Natalidade e Mortalidade Taxa de natalidade é a percentagem de nascimentos ocorridos em uma população, em determinado período de tempo. A taxa de natalidade

Relacionados

  • Origem e desenvolvimento da ecologia e da ecologia da paisagem
    10532 palavras | 43 páginas