GeoHumana

Páginas: 11 (2648 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
População absoluta
População absoluta é o número total de habitantes de um lugar (país, cidade etc.). Quando um determinado lugar possui um grande número de habitantes, dizemos que é populoso ou de grande população absoluta; e quando possui um pequeno número de habitantes, dizemos que é não-populoso ou de pequena população absoluta.
Também pode serdefinida como população fixa, que tem suas casas ou moradias fixas. Assim, o país que apresenta um elevado número de população absoluta é chamado de populoso. A população mundial hoje é de cerca de 6.612.835.211, e os cinco países mais populosos do mundo são: China, Índia, Estados Unidos, Indonésia e Brasil.
População relativa é também chamada de densidade demográfica, ealgumas pessoas confundem população absoluta com densidade demográfica. Densidade demográfica é a média de habitantes por km2, para obtê-la basta dividir a população absoluta pela área. Quando um lugar possui elevada densidade demográfica dizemos que é densamente povoado; e quando possui baixa densidade dizemos que é fracamente povoado.

Densidade Demográfica
Densidadedemográfica ou densidade populacional é o quociente entre a população total de uma determinada região ( cidade, estado, país, etc.) e a sua superfície. Geralmente é expressa em habitantes por quilômetros quadrados ( hab./km2). A seguir citamos alguns países com sua densidade demográfica ( dados de 2006):
Mongólia - 1,72 hab/km2.
Austrália - 2,66 hab/km2.
Bolívia - 8,56 hab/km2.
Marrocos - 44,88hab/km2.
Uganda - 124,05 hab/km2.
Sri Lanka - 318,55 hab/km2.
Bangladesh- 1.002,79 hab/km2.
Cingapura - 6.864,27 hab/km2
O Brasil tem uma densidade populacional de 22,18 hab/km2.
Taxa de Natalidade e Mortalidade
Taxa de natalidade é a percentagem de nascimentos ocorridos em uma população, em determinado período de tempo.
A taxa de natalidadede uma população reúne informações que permitem estabelecer um panorama nacional da quantidade de nascimentos que foram registrados durante certo tempo.
Nas mesmas condições, a taxa de mortalidade reúne a quantidade de óbitos ocorridos em uma determinada população durante certo período. O excesso de nascimentos sobre os óbitos exprime o crescimento populacional ouvegetativo da população, ou seja, é um crescimento positivo. Quando o número de nascimentos é menor do que o de mortes, a população apresenta um crescimento negativo. Podendo ainda esse crescimento ser nulo, quando o número de nascimentos é igual ao de mortes.
A taxa de natalidade é um índice obtido entre duas variáveis: a população de determinado período e a quantidade denascimentos registrados no mesmo período. Ao se fazer a divisão da quantidade de nascimentos pela população do período, obtém-se a taxa de natalidade.
Um dado preocupante em muitos países desenvolvidos é que a taxa de natalidade se apresenta bastante reduzida, o que aumenta cada vez mais o envelhecimento da população.
No Brasil, ao longo das últimasdécadas a taxa de natalidade vem decrescendo. Em 1970, cada mulher tinha em média 5,8 filhos, em 2013, esse índice caiu para 1,77.
Entre os países que possuem as menores taxas de natalidade no mundo, estão: Japão, Rússia, Suécia, Itália e Alemanha etc. Entre os que apresentam uma maior taxa de natalidade estão: Afeganistão, Angola, Congo, Somália, Sudão etc. Segue o exemplo nográfico abaixo:

Crescimento Vegetativo e Natural
Crescimento vegetativo ou natural é a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade de um determinado local ou país geralmente expressa em porcentagem.
CV = Natalidade – Mortalidade
A dinâmica demográfica não é homogênea em todo o mundo, pois reflete as principais características...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!