Geogrefia geopolitica

6423 palavras 26 páginas
Aprofundamento Geografia e Geopolítica - Vespa

1- O Protocolo de Kyoto é um tratado internacional com compromissos mais rígidos para a redução da emissão dos gases que provocam o efeito estufa, considerados, de acordo com a maioria das investigações científicas, como causa do aquecimento global. Sabe-se que os EUA assinaram, mas não ratificaram o tratado principalmente porque:
a) ele implica altos custos à sua economia, além de considerar injusto que países como China, Índia e Brasil não tenham compromissos formais de redução.
b) não pretendem se submeter a qualquer acordo internacional que afete seus interesses geopolíticos em escala mundial.
c) não se interessam pelo intercâmbio tecnológico na produção de energia limpa.
d) questionam a validade da teoria do aquecimento global, além de não contar com o apoio da opinião pública norte-americana.
e) há divergências entre o governo e congresso nacional no que se refere aos termos do documento.
2-Acerca dos recursos naturais e das suas condições de exploração e preservação no mundo atual, é possível afirmar, de modo correto, que:
a) os recursos hídricos, por serem renováveis, têm a sua conservação assegurada em níveis compatíveis com as necessidades de consumo da sociedade mundial.
b) a redução da contaminação das águas, do ar e dos solos, por estarem estes recursos interligados, exige ações integradas entre os países.
c) o reflorestamento com espécies exóticas homogêneas é a melhor solução já encontrada para uma rápida reposição das florestas tropicais destruídas.
d) o desenvolvimento sustentável tem como meta prioritária a preservação das áreas não ocupadas ou pouco ocupadas da Terra.
e) a ausência de ONGS e de movimentos sociais em defesa da natureza indica a indiferença da sociedade, com o risco de extinção da vida no Planeta.
3- Os combustíveis fósseis representam as fontes de energia mais consumidas há mais de um século. Atualmente, as estatísticas revelam que cerca de 1/6 da população mundial é

Relacionados

  • Sociologia
    729 palavras | 3 páginas