Geografia

Páginas: 2 (498 palavras) Publicado: 14 de maio de 2013
- À partir do século XIX, com o previsto fim do trabalho escravo, houve um incentivo à vinda de imigrantes europeus, principalmente para trabalho na lavoura de café. Muitos deles vieram pensando emmelhores qualidades de vida, mas aqui chegando, encontraram condições de trabalho semi-servis nas fazendas de café. À medida que a sociedade brasileira foi se industrializando e urbanizando, novoscontingentes populacionais foram absorvidos pelo mercado de trabalho nas cidades, processo iniciado no começo do século XX, acerelado na década de 1950, quando se desenvolveu no país um grande esforço deindustrialização, trazendo junto a urbanização. Criou-se um proletariado industrial, e milhares de outros trabalhadores foram atraídos para as cidades afim de exercerem as mais diversas atividades.Com essas transformações, houve um crescimento gigantesco das grandes cidades e um esvaziamento progressivo da zona rural.
Como nem toda a mão-de-obra ofertada foi absorvida nos setores industriais eurbanos, e por causa das transformações ocorridas na agricultura, foi se formando nas cidades uma grande massa de desempregados e de semi-ocupados que  viviam e vivem à margem do sistema produtivocapitalista.
Hoje essa massa, praticamente não encontra chance de emprego, por tratar-se de mão-de-obra desqualificada. E é essa mão-de-obra desqualificada que evidencia, sem dúvida nenhuma, como oprocesso de desenvolvimento do capitalismo foi criando desigualdades, que aparecem na forma de miséria e pobreza crescentes, sendo cada vez mais difícil superar essa situação.

- Pensamos que há sim umanecessidade de ter maior nível de escolaridade e qualificação, pois só assim a tal empresa poderá ter o seu nome feito e famoso, ganhando então mais clientes, já é o contrário de quem não tem muitoestudo e qualificação, quanto menos qualificação e escolaridade, menos produção tem em mão e menos dinheiro também... Assim, fazendo uma “má fama”. Porém, nem todas as pessoas que tem um bom estudo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • geografia
  • geografia
  • geografia
  • geografia
  • Geografia
  • Geografia
  • Geografia
  • geografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!