Geografia

Páginas: 3 (539 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
Trabalho De Geografia


O quíchua é uma importante família de línguas indígena da América do Sul, ainda hoje falada por cerca de dez milhões de pessoas de diversos gruposétnicos da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru ao longo dos Andes. Possui vários dialetos inteligíveis entre si. É uma das línguas oficiais de Bolívia, Peru e Equador.


Generalidades

O quíchua era falado naregião central dos Andes desde bem antes da época do Império Inca, o qual adotou a mesma como oficial da administração. Ainda é falado hoje, na forma de vários dialetos, por cerca de 10 milhões depessoas, sendo o idioma nativo mais falado na América do Sul. Distribui-se sua influência no Peru, centro e sudoeste da Bolívia, sul da Colômbia e do Equador, noroeste da Argentinae norte do Chile.História

Desde bem antes da ascensão do Império Inca, no século XV, os diversos dialetos quíchuas eram largamente disseminados na região. Os incas adotaram oficialmente o dialeto dito "clássico" oudo sul. Com a expansão do império por conquistas, esse dialeto se tornou a língua franca do Peru pré-Colombiano, mantendo essa condição mesmo depois da conquista pela Espanha no século XVI.

Antesda chegada dos espanhóis e da introdução do Alfabeto latino, a língua Quéchua não tinha forma escrita. As informações numéricas eram registradas pelos incas por meio de quipos" (cordões coloridosde lã, com diversos nós). Os registros escritos mais antigos do quíchua são do frei Domingo de Santo Tomás, chegado ao Peru em 1538 que aprendeu o idioma desde 1540, publicando sua Grammatica o arte de lalengua general de los indios de los reynos del Perú em 1560.

Muitos consideram o quíchua como uma língua do grupo quechumaran, junto à Língua aimará, principalmente pelo fato de ambas línguas teremmuitas palavras em comum. Essa proposta apresenta controvérsias, pois, se os cognatos são bem próximos (mais próximos até que cognatos “intra-quechas”), o sistema de afixos é bem diferente....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • geografia
  • geografia
  • geografia
  • geografia
  • Geografia
  • Geografia
  • Geografia
  • geografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!