geografia

Páginas: 2 (353 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2015
Iraque vive um conflito étnico-sectário




A ofensiva do grupo extremista sunita Estado Islâmico (EI), que ocupa partes do oeste e do norte iraquiano e tenta avançar para Bagdá, torna cada vez maisverossímil a ameaça de que o país se fragmente em três. Enquanto os jihadistas perseguem o objetivo de estabelecer um califado entre o Iraque e a Síria, o líder da região autônoma do Curdistão,Massud Barzani, encaminha a convocação de um referendo de independência. Analistas, no entanto, apontam que a possibilidade de o Iraque se desmembrar dificulta os esforços para a formação do novo governocentral e aumenta os riscos de o país naufragar no conflito étnico-sectário.

Não é nova a ideia de ver o Iraque repartido entre a maioria muçulmana xiita e as minorias sunita (religiosa) e curda(étnica). Em 2006, ainda durante a ocupação americana, o então senador Joe Biden, hoje vice de Barack Obama, sustentou a teoria de que a mesma fórmula aplicada na federalização da Bósnia — com regiõesautônomas para as etnias minoritárias sérvia e croata, vinculadas a uma administração central — solucionaria o conflito sectário iraquiano. Na época, Biden argumentou que a criação de três unidadesfederativas no Iraque permitiria a xiitas, sunitas e curdos administrar questões domésticas, enquanto o governo central cuidaria de assuntos externos e controle das fronteiras.

O avanço do Estado Islâmicopor regiões de maioria sunita, assim como a movimentação dos curdos para transformar seu enclave em um Estado soberano, podem sugerir uma divisão mais radical que a proposta por Biden. Mas a divisãoterritorial formal é considerada inviável por Mostafa Minawi, diretor da Iniciativa de Estudos Otomanos e Turcos da Universidade de Cornell, nos EUA. “A longo prazo, um Estado construído em torno de umafacção ou de uma religião, no Oriente Médio, que é povoado por uma incrível diversidade de grupos, criaria mais motivos para conflito entre os novos países e os antigos inimigos”, observa. Uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • geografia
  • geografia
  • geografia
  • geografia
  • Geografia
  • Geografia
  • Geografia
  • geografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!