Geografia

Páginas: 14 (3442 palavras) Publicado: 24 de agosto de 2015
Principais Bacias do Mundo

Bacia Amazônica
A Bacia Amazônica percorre o território norte do Brasil, principalmente os estados do Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará e Amapá.
Manaus, capital do Amazonas, localiza-se nas coordenadas 3° 06’ 25’’ S e 60° 01’ 34’’ O, sendo a capital do estado Amazonas e uma das principais cidades da região banhada pelo rio principal da BaciaAmazônica.
É também nessa região que se encontra a maior floresta equatorial do mundo, a floresta Amazônica. Existe uma intrínseca relação entre a floresta e a bacia. A água dos rios evapora e, com a chuva, irriga a vegetação, ao mesmo tempo em que a mata ajuda a manter a água na região e a dar continuidade ao ciclo hidrológico local.

Bacia do Rio Congo

A Bacia do Rio Congo se localiza na RepúblicaDemocrática do Congo, no continente africano. Kinshasa é a capital desse país e suas coordenadas geográficas são 4°19’ 14’’ S e 15°17’ 55’’ L.
Foi a partir do desenvolvimento do primeiro porto navegável do rio Congo que se deu a fundação de Kinshasa. Na época da colonização do território pela Bélgica, ainda não existiam ferrovias na região, o transporte terrestre era caro e perigoso, por isso aalternativa era enviar as mercadorias por via fluvial.
Hoje, o rio continua sendo usado para navegação e outras atividades como abastecimento das cidades, indústrias e irrigação.

Bacia Hidrográfica do Mississippi
St. Louis é uma cidade do estado do Missouri, no centro dos Estados Unidos da América. Suas coordenadas geográficas são 38°38’ 49’’ N e 90°13’ 29’’ O. Foi dessa cidade que partiram váriascaravanas para a corrida do ouro no Oeste americano. Por isso, ganhou o nome de Portão do Oeste.
A Bacia Hidrográfica do Mississippi, terceira maior do mundo, foi extremamente relevante para o surgimento de St. Louis, pois a cidade se localiza na confluências dos rios principais da bacia: rio Mississippi e rio Missouri. Além de iniciar a habitação local, os rios também eram responsáveis pelo solofértil da região.
Hoje, com a tecnologia desenvolvida, as águas dos rios conseguem chegar até áreas mais afastadas e ajudar na irrigação de outros locais.

Bacia do Rio da Prata
A Bacia do rio da Prata também é chamada de Bacia Platina. Ela é formada pelas sub-bacias dos rios Paraná, Paraguai e Uruguai. O rio Paraná define a fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Sobre esse rio, foi construída aPonte da Amizade, que liga o Brasil ao Paraguai.
Na cidade de Foz do Iguaçu, coordenadas 25°32’ 48’’ S e 54°35’ 17’’ O, encontra-se a segunda maior represa hidrelétrica do mundo. A Usina de Itaipu é uma empresa binacional, construída pelo Brasil e pelo Paraguai, que fornece energia para os dois países. Em 1995, a represa foi considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno.

Bacia do Nilo
Acivilização egípcia é considerada umas mais antigas e importantes na história do homem. Essa civilização se organizou ao longo dos rios pertencentes à Bacia do Nilo, sexta maior bacia do mundo. O rio era utilizado para pesca, abastecimento, transporte e na época de cheias fertilizava o solo para a agricultura.
A cidade do Cairo, capital do Egito, coordenadas 30° 03’ 53’’ N e 31° 14’ 58’’ L, depende daságuas da bacia para irrigação, uso doméstico, abastecimento das indústrias e navegação. Além disso, o rio também é importante para manter o clima mais ameno na região, que se encontra em um deserto.

Bacia do Rio São Francisco
Petrolina é um município do estado de Pernambuco. A cidade é banhada pela bacia do Rio São Francisco e se localiza nas coordenadas geográficas 9° 23’ 38’’ S e 40° 30’ 35’’O. Esta é a terceira bacia hidrográfica do Brasil, sétima do mundo, e tem como característica ser a única bacia totalmente brasileira.
A Bacia do rio São Francisco é utilizada para fins diversos, como: pesca, abastecimento das cidades e, principalmente, obtenção de energia e transporte. Nas áreas chamadas de baixo e médio curso, onde o relevo é menos acidentado, a navegação é feita entre os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • geografia
  • geografia
  • geografia
  • geografia
  • Geografia
  • Geografia
  • Geografia
  • geografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!