geografia

Páginas: 5 (1068 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
O papel da ONU no novo cenário mundial
 
A ONU tem um papel importante em todos os conflitos que acontecem no terceiro mundo. De uma forma geral, ela sempre se posiciona contra as democracias ocidentais. Foi assim durante todo o processo de descolonização da África. É assim nos dias de hoje.
Desde a criação da ONU (Organização das Nações Unidas) em 1945, na cidade de São Francisco (EUA), por51 países logo após o término da Segunda Guerra Mundial, tendo como objetivo: manter a paz mundial; Proteger os Direitos Humanos; Promover o desenvolvimento econômico e social das nações; Estimular a autonomia dos povos dependentes e reforçar os laços entre todos os Estados soberanos.
Em sua concepção de criação a entidade, foi pensada para exercer uma liderança global, em contexto generalizadode instabilidades, guerras e disputas entre as nações. Nesse período havia cenário de incertezas e acirramento entre as principais potências que até então tinha sido vencedoras da guerra era uma necessidade de organizar o cenário mundial, além de ter um papel de mediador de conflitos e liderar ações de cunho humanitário, apaziguando instabilidades no mundo.
A organização em sua estruturaburocrática e administrativa detém uma Assembléia Geral, que é composta por 192 nações, o Conselho de Segurança, órgão mais importante da entidade, sendo composto por cinco membros permanentes: China, França, Rússia, Reino Unido e os Estados Unidos e por outros dez rotativos eleitos pela Assembléia Geral para um mandato de dois anos. Apenas os cinco países permanentes têm direito a veto nas decisões. A ONUconta ainda com a sua Corte Internacional de Justiça, responsável em julgar crimes contra a humanidade.
Nos tempos atuais a ONU passa por severas críticas em manter quase intacta as mesmas estruturas de mais de meio século. Os críticos afirmam que no atual contexto de globalização, das mudanças nas relações entre nações, de novas geopolíticas, a entidade devia repensar sua forma de atuação,sofrer um processo natural de adaptação das atuais realidades, democratizar-se.
Em um mundo global, não podemos ter um Conselho de Segurança que se resuma a cinco países com poderes de veto. Além de críticas sobre a forma de atuação, a entidade também vive uma crise de autonomia, de credibilidade. Por exemplo, os Estados Unidos quando invadiram o Afeganistão e o Iraque não obedeceram a determinaçãodas Nações Unidas que foi contrária a essa ação dos estadunidenses. Parece que a ONU vive a reboque dos norte-americanos.
Com as multiplicidades de atores, neste caso, nações a entidade deve urgentemente repensar sua forma de atuação. Temos de forma paralela grupos e encontros que decidem o futuro do planeta em detrimento do entendimento das Nações Unidas, como por exemplo, o grupo dos países nãoalinhados, o G-8, o BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) que até então representava os chamados emergentes. Na semana passada, o Brasil foi sede do encontro do G-20, grupo das vinte maiores economias do mundo.
O que percebemos que a tendência global e a intensificação de blocos ou grupos de discussão, buscando uma relação mais democrática entre as nações, algo muito longe da realidade das NaçõesUnidas. Ou a ONU se adapta as novas realidades globais, ou estará fadada a uma crise de soberania.

O papel da OMS no novo cenário mundial


A Organização Mundial de Saúde é uma agência especializada subordinada à Organização das Nações Unidas.
OMSA Organização das Nações Unidas (ONU) foi fundada logo após a Segunda Guerra Mundial para tentar manter a paz entre os países do mundo. Suaatuação ocorre em diversas áreas da sociedade para tentar cumprir com seu objetivo e uma delas é a saúde. Inspirando-se no Comitê de Higiene, uma organização criada em meio a guerras no México no fim do século XIX, a Sociedade das Nações repetiu o modelo após a Primeira Guerra Mundial. Somente anos mais tarde, contudo, que seria criada uma instituição mais ampla com vigor para longevidade.

A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • geografia
  • geografia
  • geografia
  • geografia
  • Geografia
  • Geografia
  • Geografia
  • geografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!