Geografia

Páginas: 6 (1414 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Montanha ou monte (do latim montanea, de mons, montis) é um acidente geográfico. A uma sequência de montanhas chama-se cordilheira. Uma montanha tem imponência e altitude superiores a uma colina, embora não exista uma altitude específica para essa diferenciação. O adjetivo montano1 é usado para descrever áreas montanhosas e coisas relacionadas a elas. Assim, cada autoridade no assunto assumevalores convenientes, embora a montanha seja tipicamente escarpada, de grande inclinação e com sobreposição de relevos.A superfície do planeta Terra é 24% montanhosa; 10% da população mundial vive em terreno montanhoso. A maior parte dos grandes rios nascem em montanhas.
Elas se destacam por apresentar altitudes superiores às das regiões vizinhas. As montanhas mais elevadas resultam de dobramentos,isto é, de forças internas que provocaram enormes dobras nas rochas.
Tanto nos continentes como nos oceanos, existem montanhas de dobramentos. São as montanhas jovens ou típicas, que se formaram no período Terciário. Podemos citar como montanhas de dobramentos: os Alpes, na Europa, os Andes, na América do Sul, as montanhas rochosas da América do Norte e o Himalaia, na Ásia. As montanhas maisvelhas e mais baixas também são resultados de dobramentos, mas foram muito erodidas e, consequente rebaixadas ao longo dos anos.
Existem outros tipos de montanhas: as montanhas vulcânicas, originárias de vulcões, e as montanhas constituídas por blocos falhados, isto é, por áreas que sofreram dobramentos e rupturas ou falhas nas rochas, tendo uma parte ficado erguida acima da outra.

Pesquisar o siteHome Serra do Espinhaço
A Associação
Voluntariado
Serra do Espinhaço
Vida ao Ar Livre
Participe
Passatempos
Programação
Novidades
Faça Contato

Parceiros




Marcadores
Serra do Espinhaço Cultura de Montanha Montanhas Cordilheira do Espinhaço Voluntários Voluntariado Brasil Unidades de Conservação Itacolomi Diamantina Ouro Preto Turismo Hiking Caminhadas Trilhas BiodiversidadeChapada Diamatina Trekking Uaimii Serra do Cipó Vida ao Ar Livre Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço RBSE Grande Trilha do Espinhaço

Serra do Espinhaço‎ > ‎
Montanhas no Brasil e no Mundo


As montanhas podem ser descritas como formas acidentadas de relevo, que apresentam picos elevados, vales profundos e altitudes variadas. Sendo assim, as montanhas são elevações do relevo que sedestacam por apresentarem altitudes superiores às regiões vizinhas. Um conjunto de montanhas alinhadas constitui uma serra, e esta, se for muito extensa e muito alta, recebe o nome de cordilheira.

De acordo com a definição do relevo brasileiro, proposta do Jurandiyr Ross em 1985, existe três grandes unidades de relevo, sendo eles os Planaltos, as Planícies e as Depressões. Estes grupos sãosubdivididos de forma a abarcar diversas outras formas de relevo. No macrocompartimento dos planaltos, localizam-se as principais montanhas brasileiras, de altitudes e origens diversas.

Existem autores que defendem a tese de que montanhas são fruto apenas de dobramentos modernos, o que faria com que no Brasil estas não pudessem ser encontradas. Entretanto, a própria legislação brasileira através doConselho Nacional de Meio Ambiente admite este tipo de relevo no país.

No passado, há muitos milhões de anos, a região onde hoje se localiza o Brasil já possuiu formações de relevo bem superiores em altitude às encontradas atualmente. Em função de longos processos erosivos, estas cadeias de montanhas antigas foram muito desgastadas. Entretanto, mesmo com o desgaste ainda apresentam aspectosserranos em grandes extensões.

As montanhas mais velhas, como as brasileiras, têm geralmente formas maciças e cumes arredondados. Embora tenham alcançado grandes altitudes no passado, atualmente não ultrapassam os 3.000 metros. Mas isso não significa que são pequenas. Ao contrário, são unidades de relevo muito imponentes e de grande beleza paisagística.

Conheça as principais cadeias de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • geografia
  • geografia
  • geografia
  • geografia
  • Geografia
  • Geografia
  • Geografia
  • geografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!