Geografia

Páginas: 2 (331 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
As Duas Áfricas

O continente africano abriga duas sub-regiões claramente delimitadas: a África Setentrional (Norte), também chamada Saariana, e a Subsariana (Sul). O limite natural entre ambas éo deserto do Saara.

Dentre os 53 países da África, 6 pertencem à África Setentrional. Esses países têm características físicas e humanas semelhantes às das nações do Oriente Médio. O clima édesértico e a região, majoritariamente ocupada, desde o século VII, por povos árabes que difundiram o islamismo, a língua e a cultura árabes.

A África Subsaariana, bem mais extensa, reúne a maioria dapopulação, predominantemente negra. Essa região concentra alguns dos principais problemas econômicos e sociais do planeta, somados a guerras civis que opõem diversos grupos étnicos e ciclos de golpese contragolpes do Estado. A situação econômica dos países do Norte, é sensivelmente melhor do que a dos vizinhos do Sul.

Observe no mapa a seguir a divisão da África:

legenda cinzaÁfricaSaariana legenda verde África Subsaariana

Um continente que possui tantos recursos naturais, contrasta-se com a precariedade econômica, a qual fica agravada pelos conflitos armados, pela fome e pordeficiências sanitárias. Fatores incisivos, como a análise histórica das colônias, o imperialismo, a independência, as diversidades dos países, entre outros, merecem destaque na analogia do continente.Dentre os fatores preocupantes, destaca-se que os 33,2 milhões de portadores do vírus HIV no mundo, aproximadamente 23 milhões são da África Subsaariana – quase 68% do total. Assim, de cada 10pessoas que têm aids, sete vivem nessa região.

Os indicadores sociais do continente africano, representam o progresso mais baixo do planeta: educação, mortalidade infantil, expectativa de vida,entre outros. Porém, tratando-se do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), calculado pela ONU (Organização das Nações Unidas), todos os 22 países que têm IDH considerado baixo, são da África...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • geografia
  • geografia
  • geografia
  • geografia
  • Geografia
  • Geografia
  • Geografia
  • geografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!