GEOGRAFIA PEQUENA HISTORIA CRITIC1

1659 palavras 7 páginas
GEOGRAFIA PEQUENA HISTORIA CRITICA

Antônio Carlos Robert Moraes é um geografo brasileiro que publicou vários livros na área da geografia histórica e política. Moraes possui doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo e Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo.
. Essa sua obra se faz importante, pois nos traz a necessidade de repensar sobre o passado da Geografia, fazendo com que possamos conhecer os seus pontos principais e a evolução da mesma em determinadas épocas, significando uma base para quem começa o estudo da geografia. Moraes faz um levantamento de forma pratica e eficaz da geografia e traz alguns conceitos de vários autores onde mostra a geografia em duas vertentes a geografia tradicional e a moderna e aborda definições da finalidade da geografia e deixa explicito que não há uma única resposta sobre o que é Geografia. Para alguns autores a definição do objetivo da geografia era o estudo da superfície terrestre, Outros a definem como o estudo da paisagem, Outro conceito é aquela que definem a Geografia como o estudo dos lugares de modo individualizada, ultimamente expressada na Geografia Regional. Existem também autores que definem a Geografia como o estudo do espaço, essa perspectiva busca a lógica da distribuição e localização dos fenômenos. Em fim alguns autores definem a Geografia como estudo da sociedade e natureza, deste modo alguns autores defende o homem influenciado pelo meio, outros como o homem ativo na modificação e história desse meio, e outros autores que dizem que eles possuem o mesmo peso. Esse ponto de vista é da Geografia Tradicional, a Geografia Renovada não pretende fazer uma definição formal da ciência. Compreende-se, portanto que não tem um consenso sobre a Geografia.
É a percepção filosófica do Positivismo que vai dar fundamento ao pensamento geográfico tradicional. Os estudos devem se limitar a aparência dos fenômenos reais. Para essa corrente, e para as outras correntes dessa disciplina, a

Relacionados