Geografia - isso serve, em primeiro lugar. resenha do livro de ives lacoste

1136 palavras 5 páginas
LACOSTE, Y. A geografia - isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Tradução Maria Cecília França. 18 ed. Campinas: Papirus, 1988.

Em seu livro A geografia - isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra, Ives Lacoste no primeiro capitulo faz um questionamento muito importante referente à geografia estudada nas escolas e universidades e a exclusão da disciplina que fora solicitada por ministros da educação, e justifica “a geografia serve, em principio, para fazer a guerra” ela não é só de interesse dos geógrafos, mas de “todos os cidadãos” (p.22).
No segundo capitulo Lacoste apresenta a geografia dividida em duas partes: “a geografia dos Estados-maiores” no que se refere ao estudo do espaço e da cartografia, e outra a “geografia dos professores” desacreditada pela maioria, mas idealizada como espaço econômico.
Em seu terceiro capitulo o autor trata do “saber estratégico” saber este que é posicionado na mão de alguns, e elenca questões no que diz respeito à aquisição de mapas e cartas e o porquê das restrições quanto ao uso e acesso.
No quarto capitulo Ives Lacoste aponta a “miopia e o sonambulismo” na sociedade exceto nos “estados-maiores militares ou financeiros”, e transcreve a geografia dos séculos para a atualidade apontando sua importância.
No quinto capitulo ele discorre sobre a geografia escolar, na obrigação de mostrar e estudar o espaço em diferentes escalas, a inclusão do ensino desta no século XIX na França e aponta uma serie de questões quanto ao ensino desta.
Lacoste no sexto capitulo ressalta que a geografia obteve grande avanços deixando em algumas classes de ser a “enumeração relevo – clima – vegetação – população, mas um estudo das diferentes regiões” (p.57). Relata a importância e a contribuição que o geógrafo Vidal de La Blache deixou para a geografia e exemplos de como La Blache estudou as diferentes regiões da França e as descreveu, não associando a “geografia física” e a “geografia humana” (p.59).
No sétimo capitulo o

Relacionados

  • pesquisa em comunicação
    206836 palavras | 828 páginas
  • Comunicacao jorge
    212122 palavras | 849 páginas