Geografia humanista

Páginas: 23 (5541 palavras) Publicado: 22 de maio de 2013
ROCHA, S. A. Geografia Humanista: história, conceito e o uso da paisagem...

GEOGRAFIA HUMANISTA: HISTÓRIA, CONCEITOS E O USO DA PAISAGEM PERCEBIDA COMO PERSPECTIVA DE ESTUDO Humanistic Geography: history, concepts and the use of the perceived landscape as a perspective of study
Samir Alexandre ROCHA1

RESUMO
O conhecimento geográfico transformou-se e continua sendo construído, tendo suaestruturação discutida e reelaborada a partir do surgimento de novas idéias e debates que resultam em diferentes formas de pensamento e, por fim, novas perspectivas de estudo. Realizado com base em pesquisa bibliográfica, o presente artigo tem como objetivo apresentar um histórico de como se desenvolveu a construção da perspectiva de estudo geográfico que é a Geografia Humanista, destacando seusprincípios conceituais e metodológicos, apresentando e discutindo como é realizada a leitura da paisagem com base nessa linha de pensamento. Palavras-chave: Geografia Humanista; fenomenologia; paisagem e percepção.

ABSTRACT
The geographic knowledge has been changed and continues to be constructed, having its structure discussed and re-elaborated from the sprout of new ideas and debates thatresult in different forms of thought and, finally, new study perspectives. It was carried through on the basis of bibliographical research, the present article aims at developing and devising a description of how has developed the construction of the perspective of geographic study that is Humanistic Geography, detaching its conceptual and methodological principles, presenting and arguing as thereading of the landscape with base in this line of thought is carried through. Key words: Humanistic Geography; phenomenology; landscape and perception.

1 Tecnólogo em Turismo; bacharel em Turismo com ênfase em Meio Ambiente; mestre em Geografia – Utilização e conservação dos recursos naturais (UFSC); diretor municipal de Turismo de Itapema (SC).

R. RA´E GA, Curitiba, n. 13, p. 19-27, 2007.Editora UFPR

19

ROCHA, S. A. Geografia Humanista: história, conceito e o uso da paisagem...

INTRODUÇÃO Ao longo dos tempos, a Geografia se mostrou como um campo do conhecimento que busca constantemente a compreensão do mundo e suas contradições no âmago das relações sociais, na apropriação e uso do meio ambiente. Nesse sentido, ao longo do seu processo de desenvolvimento e construçãoevidenciam-se diferentes formas de perceber, pensar e refletir os fenômenos socioespaciais, sendo cada uma das quais geradoras de linhas metodológicas as quais são fundamentais no processo de construção do conhecimento geográfico. Surgem assim linhas denominadas, por exemplo, como Geografia Pragmática ou Teorética, Geografia Radical ou Crítica, entre outras. Com base nesse fato, este artigo propõe-se adestacar como se iniciou e se desenvolveu uma dessas linhas de pensamento, que é a Geografia Humanista, destacando o seu processo histórico, seus princípios conceituais e metodológicos, e apresentando como é realizada a leitura da paisagem sob essa perspectiva. Assim, o presente artigo inicia-se com a apresentação da construção da Geografia Humanista ao logo da história, seguindo para a fenomenologiacomo aporte dessa perspectiva de estudo e, por fim, apresenta a paisagem e percepção como processos e relações interdependentes nessa linha de pensamento. A GEOGRAFIA HUMANISTA E SUA CONSTRUçãO AO LONGO DA HISTÓRIA Pensando a Geografia atual como uma ciência que busca a compreensão das relações socioespaciais, há de se entender que as maneiras de se analisar estes processos assumem diferentesformas ao longo do tempo, a partir de um contexto de conhecimento que, como citado por Carlos (2002, p. 162), “(...) é cumulativo (histórico), social (dinâmico), relativo e desigual, ao mesmo tempo contínuo/descontínuo”. Buscando realizar uma breve exposição acerca dessa questão, há que se destacar que a Geografia surge na Antigüidade tendo como objetivo determinar coordenadas com a finalidade de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A geografia humanista ( resumo)
  • UMA ANÁLISE CRÍTICA DO MÉTODO FENOMENOLÓGICO E A SUA RELAÇÃO COM AS “GEOGRAFIAS” HUMANISTAS
  • RESUMO O CONCEITO DE LUGAR NA GEOGRAFIA CULTURAL-HUMANISTA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A GEOGRAFIA CONTEMPORÂNEA
  • Humanista
  • humanistas
  • Os humanistas
  • HUMANISTA
  • Humanistas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!