Geografia Fisica

Páginas: 5 (1152 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
10. Os abalos sísmicos e a atividade vulcânica estão relacionados à movimentação das placas tectônicas. Explique por que o Brasil tem seu território praticamente livre desses fenômenos geológicos.
R: Estamos livres de uma série de desgraças como terremotos, vulcões e furacões por causa de fatores geológicos e climáticos. Catástrofes como sismos, vulcanismo e ondas gigantes estão ligadas aosmovimentos na crosta da Terra. A gente nem percebe, mas sua superfície anda: ela está dividida em placas, que deslizam sobre o magma (rochas derretidas pelo calor) entre 1 e 20 centímetros por ano. Nos encontros dessas placas é que ocorre a maior parte dos terremotos e vulcões (veja infográfico).
“No Brasil não há limite de placas ativas: estamos em cima de uma grande placa”, afirma o geólogo EdsonFarias Mello, da UFRJ. No entanto, alguns abalos sísmicos de baixa intensidade podem ser sentidos por aqui. “Eles são reflexo de terremotos ocorridos nos Andes ou de pequenos movimentos que nossa estrutura geológica ainda provoca. Estamos sobre zonas que já foram ativas entre 600 milhões e 800 milhões de anos atrás”, diz o geólogo Caetano Juliani, da USP.
A pouca ocorrência de ventosdevastadores como furacões, tufões e ciclones é devida à baixa temperatura do mar – nossos mares dificilmente atingem os 26,5 graus necessários para a formação das piores tempestades.

11. Referindo-se aos agentes internos formadores do relevo terrestre, relacione-os com os movimentos das placas tectônicas, indicando os principais efeitos desses fenômenos para o relevo e também para a humanidade.
R: Orelevo é caracterizado como o conjunto de variações de nível da superfície terrestre. Os agentes formadores do relevo são responsáveis por um processo contínuo e dinâmico na transformação morfológica, sendo classificados em agentes internos (tectonismo, abalos sísmicos e vulcanismo) e agentes externos (vento, chuvas, neve, alternâncias de temperatura, seres vivos, etc.).
As placas tectônicas estãoem constante movimento, fato que pode desencadear a colisão entre diferentes placas, desde que estejam em uma zona de convergência. Esse fenômeno é uma das consequências das forças endógenas (internas) do planeta, atuando de forma decisiva na formação e modelagem do relevo.
Os agentes internos provocam a elevação de determinadas áreas e o rebaixamento de outras. O tectonismo, caracterizado pelomovimento da crosta terrestre, altera as rochas, que podem sofrer enrugamentos, modificando o relevo. Os vulcões proporcionam que o magma (material líquido oriundo do manto terrestre) atinja a superfície terrestre, atuando como um agente modelador do relevo.
As diversas formas de relevo da superfície terrestre influenciaram as atividades humanas facilitando ou dificultando a fixação do homem. Asáreas montanhosas sempre foram as de mais difícil ocupação e exploração, exigindo dos diversos grupos humanos que nelas procuraram abrigo o desenvolvimento de técnicas apropriadas para sua sobrevivência nessas regiões. Já as planícies, historicamente, foram as áreas de maior ocupação humana, propiciando o surgimento de grandes civilizações.
12. Elabore um texto, explicando a relação entre asatividades humanas e formas de relevo, ocupação do espaço, produção agrícola, criação dos animais e o desenvolvimento econômico em geral, em um território a sua escolha ou indicado pelo professor.
R: O conhecimento do relevo é demandado não só pela necessidade 
de locomoção e ocupação do espaço pelos seres humanos, mas, também, para a compreensão paisagística em termos geográficos. Seu entendimentopassa pela compreensão da paisagem como um todo e, através do seu estudo, é possível perceber em que medida outros aspectos naturais – tais como o solo, o clima, a hidrografia e a vegetação. Influenciam também a economia de uma área geográfica pode ser influenciada pelo clima, pela geologia, e pelos fatores político-sociais. O relevo pode afetar a disponibilidade de recursos, o custo de transporte...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GEOGRAFIA FÍSICA E GEOGRAFIA HUMANA:
  • Geografia fisica
  • Geografia Fisica
  • Geografia Física
  • GEOGRAFIA FÍSICA
  • geografia fisica
  • Geografia fisica
  • geografia fisica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!