Geografia do munic pio de Jaru

1476 palavras 6 páginas
Geografia do município de Jaru/RO
Jaru é um município brasileiro do estado de Rondônia. Situa-se próximo da cidade de Ji-Paraná (87 km) e de Ariquemes(95 km), importantes centros regionais do estado de Rondônia.
Índice

§Geografia.
O Município de Jaru está localizado a uma latitude 10º26'20" sul e a uma longitude 62º27'59" oeste e possui área de 2.944 km², representando 1,2392% da área do Estado e 0,0347% do Brasil. A cidade é distante da Capital do Estado cerca de 290 .
Jaru faz limite com as cidades de Ouro Preto do Oeste, Vale do Paraíso e Nova União ao Leste, Governador Jorge Teixeirae Cacaulândia ao Oeste, ao Sul com Mirante da Serra e ao Norte com Theobroma, sendo que, a maioria dessas cidades se originou através de territórios desmembrados da cidade de Jaru.
A cidade de Jaru está situada no vale do rio Jaru, rio que divide a cidade em duas partes.
§Aspectos Físicos.
O Relevo e altitude: a superfície do município de Jaru apresenta um relevo geralmente ondulado. Está a uma altitude de 124 metros
Vegetação: Tem a predominância da Floresta amazônica.
Clima: Equatorial úmido, assim como praticamente todo o estado de Rondônia.
§História.
O município surgiu em torno de um dos postos telegráficos instalado em 1912 pela Comissão da Linha Telegráfica Estratégica Mato Grosso/Amazonas, chefiada pelo então Cel. Cândido Mariano da Silva Rondon. Porém, o Vale do rio Jaruera ocupado pelos seringais e seringueiros desde o século XIX, apesar da resistência imposta pela nação dos Jarus, que a tinham sob seu domínio, ocupando uma extensa área que se estendia desde o rio Jaru, afluente da margem esquerda dorio Ji-Paraná, até às margens do alto curso do rio Madeira. Em 1915, a Comissão Rondon procedeu a exploração de estudos do Rio Jaru, mantendo este nome em homenagem aos primitivos habitantes, os Jarus. A ocupação atual do vale do Jaru, ocorreu a partir de 1975, com a instalação do Projeto Integrado de Colonização "Padre Adolpho Rohl", pelo Incra, para assentamentos de

Relacionados

  • Teste
    72821 palavras | 292 páginas