Geografia do crime e globalização do crime

Páginas: 5 (1144 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
Geografia do crime
Enquanto ex-governadores desfilam em carrões pelas ruas do estado, cercados de seguranças, pagos com dinheiro público, a sociedade cobra do governo o ágil, eficiente e moderno reaparelhamento da máquina policial, que tem ao seu encargo a proteção e a salvaguarda do patrimônio e das vidas de quantos participam da comunidade.
A população está indefesa diante da explosão decriminalidade que assola não somente a capital, mas todo o estado. E mais que indefesa, ela amarga a frustração, o desespero e o inconformismo perante a omissão e até de certa forma a conveniência de autoridades, que negligenciam suas funções no combate ao banditismo.
 Nos dias atuais, a palavra sossego virou artigo de luxo. Nem os mais afortunados, como todo o aparato de segurança, conseguem dormirtranqüilos. A acumulação do patrimônio e da riqueza, com fruto do labor diário, tornou-se uma espécie de maldição que ameaça, constrange e mata, ao invés de gratificar e premiar uma vida de trabalho, como seria natural.
Recente pesquisa do Ministério da Justiça revela que, entre 1998 e 2008, a criminalidade aumentou, assustadoramente, no interior, enquanto nas capitais e regiões metropolitanas,os índices caíram. Ainda segundo a pesquisa, esse processo de migração da violência deve-se, dentre outros fatores, ao tráfico drogas, ao comércio clandestino de armas e à falta de policiamento.
Enquanto o município de Vale do Anari tem oito policiais militares, para garantir a segurança dos seus quase dez mil moradores, um ex-governador anda com dezoito seguranças, todos policiais. É precisoacabar como esse absurdo. E a saída é a aprovação do projeto de lei do deputado petista José Hermínio Coelho, que põe fim a essa mordomia para ex-governadores.
 A violência interiorizou-se, invadiu a cidadezinha de médio porte, onde antes se podia dormir de portas e janelas abertas, ou, então, ficar conversando nas calçadas até altas horas. Hoje, quem atrever-se a praticar essa atitude aparentementesimples, corre o sério risco de pegar uma bala na cara ou ser trancafiado no banheiro e ter seus bens surrupiados. Agora, além do gênero, da renda, da raça e do nível de escolaridade, apareceu outro ingrediente para justificar o crescimento da violência, ou seja, o local de moradia. É o que diz a consulta.
 A complexidade dos fatos da vida moderna e o ritmo alucinante do cotidiano mostram-nos quea vaidade envenenou o coração das pessoas, levantando no mundo as muralhas do ódio, fazendo-nos caminhar em direção à miséria e aos morticínios. Deus é o grande ausente do lar e das famílias.

A GLOBALIZAÇÃO DO CRIME

A Globalização do Crime
Atualmente as barreiras, distâncias e fronteiras foram minimizadas, graças aos avanços tecnológicos do mundo globalizado, intensificando e facilitandoos fluxos de pessoas, informações e capitais.
O fenômeno da globalização reflete em setores que vão além da economia mundial, passando, inclusive, por atividades ilícitas, como prostituição, pedofilia, tráfico de drogas, armas e animais, ampliação de facções criminosas , “lavagem de dinheiro” e ampliação dos chamados “paraísos fiscais”.
Nos últimos anos, o mundo foi colocado diante de umarealidade nova: os sindicatos do crime ultrapassaram as fronteiras geográficas dos países, com o objetivo de obter maiores resultados nas operações delituosas e para assegurar proteção e impunidade a seus agentes. Essa mudança de comportamento decorreu da multiplicação do fluxo de mercadorias, serviços e pessoas entre os países, em consequência do aprofundamento do processo de globalização. Os paísesestão diante de um gravíssimo problema que só pode ser eliminado mediante uma ação conjunta da comunidade das nações. Em razão disso em dezembro de 1999, realizou-se em Palermo na Itália uma reunião de alto nível para a assinatura da Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional. A Convenção de Palermo foi adotada pelas Nações Unidas em 15 de dezembro de 2000.
Diversas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Crime e a Globalização
  • Globalização do crime
  • Globalizaçao do crime
  • Globalização do crime
  • a globalizaçao do crime
  • Globalização do crime
  • globalizaçao do crime
  • Globalização e o crime

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!