Geografia crítica

Páginas: 4 (784 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
GEOGRAFIA CRITICA.
A geografia critica sob ponto de vista internacional teria surgido no pos-guerra , contexto de bastante singular de revisão de novas concepções de idéias e valores , no entanto seestabelece no Brasil em meados da década de 70 .
Nesse processo a produção do espaço se da a partir das relações de trabalho e são as desigualdades que permitem compreender o processo de produçãodo mesmo .
Os partidários dessa nova geografia objetivavam combater e desmistificar o caráter aparentemente imparcial e oculto da geografia clássica e moderna e também as forma de apoio aos interessespolítico-ideologico vigentes através das classes dominantes e a conseqüente reprodução das injustiças estruturais
Como aprendemos em sala de aula uma das primeiras formas de expressão dessemovimento de renovação da geografia foi a importante obra de Yves Lacoste , A geografia : Isso serve em primeiro lugar para fazer a guerra , publicada em 1976 como uma espécie de livro-manifesto em que oautor faz severas criticas à velha geografia , afirmando que ela sempre existiu a serviço da dominação e do poder . E é justamente a partir daí que se da o ponta pé nos movimentos de difusão de renovaçãoda geografia .
É valido ressaltar que esta nova forma de pensar e fazer geografia representou uma maior facilidade de aproximação em relação aos movimentos sociais passando assim a lutarconjuntamente em pró de uma sociedade mais justa e igualitária .
A geografia critica se fundamenta no método do materialismo histórico dialético influencia direta de Karl Marx , pois só é possível compreender aforma que a sociedade vai se produzindo e reproduzindo no espaço a partir do materialismo histórico dialético , matriz a qual se contrapõe ao idealismo , assim no mundo dessa geografia critica aforma de pensar parte do concreto para a abstração e volta para realidade concreta afim de entender o espaço na essência e não mais apenas na aparência .
Para finalizar não poderia de deixar de abordar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Geografia Crítica
  • Geografia critica
  • Geografia Critica
  • Geografia critica e geografia pragmatica
  • Geografia critica
  • Geografia crítica
  • Geografia crítica
  • Geografia Tradicional e Geografia Critica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!