geografia Africaa

2975 palavras 12 páginas
O Gana é o segundo maior produtor de cacau do mundo, mas os pequenos agricultores que produzem o cacau quase não ganham para viver.
Como segundo maior produtor do cacau a nível mundial, no Gana 40% das receitas de exportação dependem desta matéria prima. Mas os pequenos agricultores que produzem o cacau sobrevivem com grandes dificuldades. Uma situação que o chamado comércio justo, ou "fair trade", pretende alterar rapidamente, os produtores recebem um preço mínimo e adequado pelo cacau, que é sempre superior àquele no mercado mundial. Além disso, recebem um bónus de dez por cento sobre o preço do cacau, destinado a projetos que beneficiem toda a comunidade
Oficialmente, o cultivo do cacau começou no Brasil em 1679, através da Carta Régia que autorizava, os colonizadores a plantá-lo em suas terras.
O Brasil é 5° produtor de cacau do mundo, ao lado da Costa do Marfim, Gana, Nigéria e Camarões. Em 1979/80, a produção brasileira de cacau ultrapassou as 310 mil toneladas Riqueza petrolífera da Nigéria

Diariamente, são produzidos na Nigéria 2,5 milhões de barris de petróleo. No entanto, 70% das pessoas vivem abaixo da linha da pobreza.
A expectativa de vida no Delta do Níger é de apenas 41 anos, diz o presidente da organização não governamental nigeriana. No resto do país, é de pelo menos 48 anos. A culpa é da poluição causada pela produção de petróleo. É queimado o gás associado ao petróleo em todos os lugares no Delta do Níger, apesar desta prática ser proibida desde 1984. A combustão do gás sem filtros gera gases tóxicos.
E a queima do gás associado não é a única fonte de poluição. Regularmente, é derramado petróleo de oleodutos com fugas ou desviados ilegalmente, tornando a água não potável, destruindo populações de peixes ou poluindo as terras dos agricultores.
. A Nigéria é o oitavo exportador de petróleo do mundo.
Vazamentos de petróleo afetam a Nigéria há cinco décadas
Fauna e flora da região do Delta do Níger estão seriamente afetadas.
Grandes

Relacionados

  • Apostilapedagogica2011
    285611 palavras | 1143 páginas