Geodin Mica 4 Sismologia

1695 palavras 7 páginas
20/05/2015

SISMOLOGIA
É o ramo da Geofísica que estuda os abalos sísmicos (terremotos), suas causas, conseqüências e previsões
Objetivos da Sismologia a - A investigação das causas e modalidades dos fenômenos sísmicos, orientada para sua possível previsão, controle, a fim de limitar os prejuízos e o grande número de vitimas que causam. b - O estudo da propagação das ondas sísmicas pelo interior do globo terrestre, afim de conhecer a estrutura interna do planeta. c - Procura de diversos tipos de jazidas minerais e de hidrocarbonetos. d - Para realização de grandes obras, como barragens, diques, pontes, etc.
Sismo Ou Terremoto
Trata-se de uma vibração na superfície terrestre, produzida por forças naturais, situadas no interior do planeta a profundidades variáveis

Foco Ou Hipocentro
Consta do local no interior do planeta onde se originam as ondas sísmicas. A maioria localiza-se a menos de 50 Km de profundidade.
Epicentro
Consta do local na superfície terrestre, situada acima do hipocentro,onde o sismo apresenta a sua maior intensidade e ocorre a liberação de grande quantidade de energia.

1

20/05/2015

Sismógrafos
São aparelhos que detectam e registram de modo contínuo, em gráficos, as ondas sísmicas originadas no foco ou hipocentro.

Sismograma

É o gráfico onde ficam registradas as ondas sísmicas que atingem o sismógrafo Quando as ondas sísmicas afetam um sismograma torna-se muito complexo, distinguindo-se nele diversas fases que correspondem à chegada dos diversos tipos de ondas (longitudinais, transversais e superficiais).
Permite deduzir as principais características de um sismo, tais como: sua magnitude, a localização do epicentro e a profundidade a que se encontra o foco.
O aspecto dos registros varia de um sismo para outro e modifica-se num mesmo sismo de acordo com a distância

2

20/05/2015

Ondas P e ondas S

3

20/05/2015

Zona de Sombra (Shadow Zone)

A propagação das ondas sísmicas no interior do planeta, acarreta refração e reflexão das mesmas,

Relacionados