Geodesia

Páginas: 4 (762 palavras) Publicado: 3 de maio de 2013
1. Demonstre, matematicamente, o limite aceitável para o levantamentos topográficos de 50 km. Considere o raio da Terra = 6.370.000 m.
∆s= So33.R2 ∆s= 50³3.6370² = 0.001 Km = 1 m

2. Faça umbreve relato sobre a “Terra como um Elipsóide” e mencione os elipsóides adotados pelo SIG-IBGE.
Elipsóide é a superfície de referência geodésica – elipsóide de referência. É um modelo com forma edimensão próximas da forma real da Terra, destinado a estabelecer, com razoável exatidão, as posições relativas entre os vários lugares. É sobre as superfícies de referência geodésicas, que são sempreelipsóides de revolução, que se definem as coordenadas geográficas dos lugares – latitude e longitude.
No Brasil, geralmente se utilizam três elipsóides:
SAD69: É o elipsóide local oficial.
CórregoAlegre: É o elipsóide local mais antigo, referenciados ao qual, existem ainda vários trabalhos.
WGS 84: É o sistema mundial global utilizado pelo sistema GPS.

3. Quais são os sistemas decoordenadas usados pelo SIG e como eles funcionam?
Em um SIG, os sistemas de coordenadas utilizados para armazenamento e visualização da componente gráfica são o geográfico e o cartesiano. Este últimocorresponde ao sistema de coordenadas da projeção cartográfica, dentre estes o mais conhecido é a UTM.
COORDENADAS GEOGRÁFICAS: Valores angulares de Latitude e Longitude que definem a posição de pontossobre a superfície da Terra, em relação ao elipsóide de referência adotado. A apresentação dos mapas nestas coordenadas permite a localização inequívoca das feições e transformação para outros sistemasde projeção. As coordenadas dos arquivos disponíveis são apresentadas em graus decimais.  
COORDENADAS UTM: Valores das coordenadas plano-retangulares E (Este) e N (Norte) que definem a posição depontos sobre a superfície da Terra, em relação ao elipsóide de referência adotado, na projeção Universal Transversa de Mercator, cuja propriedade conforme possibilita representar sem deformação todos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GEODESIA
  • Geodésia
  • Geodesia
  • Geodésia
  • geodesia
  • GEODESIA
  • GEODESIA
  • Geodesia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!