Geodesia

Páginas: 3 (627 palavras) Publicado: 20 de agosto de 2014




RESENHA DE ARTIGO
GEODÉSIA – TERRA UMA ABÓBORA ENRUGADA _ Paulo D’Amaro. Revista Super Interessante. Ano 1994. Edição de Janeiro.

Resenha do artigopublicado na revista Super Interessante no ano de 1994 na edição de Janeiro, apresentado ao Prof. Adriano José como parte das exigências para aprovação na disciplina de Geoprocessamento do curso deEngenharia de Minas/Ambiental da Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado de Minas Gerais

DAYANY OLIVEIRA RODRIGUES SILVA LEAL

João Monlevade,
Agosto de 2014
RESENHA DO ARTIGO:GEODÉSIA – TERRA UMA ABÓBORA ENRUGADA _ Paulo D’Amaro. Revista Super Interessante. Ano 1994. Edição de Janeiro.

ALUNA: Dayany Oliveira Rodrigues Silva Leal
CURSO: Engenharia de Minas
DISCIPLINA:Inicialmente, o artigo aborda a forma estrutural do planeta Terra, desde a primeira concepção surgida na Antiguidade.
Não obstante, como era de se esperar, o campo da Astronomia evoluiu com as demaisciências, surgindo assim, novas teorias.
Nesse sentido, de um imenso plano, com bordas das quais se poderiam cair, mudou-se para o formato de uma abóbora nosso planeta, cuja esfera seria achatada nospólos e bojuda no equador, denominada elipsóide.
Todavia, à época da publicação do artigo, em 1994, os estudiosos da Geodésia estariam utilizando um novo material para que pudessem desvendar a forma e asdimensões do planeta. Tal material trata-se de um satélite francês, batizado como Stella.
Através das informações obtidas pelo satélite Stella, seria possível confirmar que a elipsóide não é a melhordefinição para o planeta, pois a Terra não seria uma abóbora perfeita, uma vez que para tal hipótese ser mantida, necessário seria a distribuição de massa do planeta de forma homogênea, conformeexplicação do professor Nelsi Côgo de Sá.
Para o ilustre professor astronômico, a densidade da matéria varia em todas as camadas, deixando a superfície irregular. Contudo, “os altos e baixos do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GEODESIA
  • Geodésia
  • Geodésia
  • geodesia
  • Geodesia
  • GEODESIA
  • GEODESIA
  • Geodesia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!