Geoccs ifes

375 palavras 2 páginas
Geomorfologia e conservação dos solos GEO CCS

A dinâmica externa retrata todos os processos geológicos que atuam sobre a superfície. Gerando seu modelamento. Estes agentes vão atuar sobre a criação originada pelos agentes internos ou endógenos ou criadores: desgaste, destruição/construção de novas formas de relevo.

Conjunto de processos que causam a decomposição ou a desintegração dos minerais que compõem as rochas. É resultado da exposição contínua das rochas a agentes atmosféricos ou biológicos (físicos ou químicos). Esta desintegração gera sedimentos. O intemperismo é um dos processos mais importantes para o desenvolvimento da vida sobre a Terra. Os nutrientes inorgânicos disponíveis no solo ou nas águas superficiais são obtidos a partir do intemperismo das rochas e minerais.

O intemperismo ocorre como resposta natural dos minerais das rochas à superfície do planeta, em virtude de mudanças nas condições físicas e químicas em que estes se formaram (altas pressões e temperaturas no interior do planeta).

� � � � � �

Clima (temperatura, precipitação); Relevo (inclinação do terreno); Constituição dos minerais (composição química); Estrutura das rochas (porosidade, xistosidade, fraturas); Tamanho das partículas; Temperatura OBS: Não há mudança mineralógica ou química.



� Ocorre

dilatação e contração das rochas devido à alternância de temperaturas, entre o dia e a noite, e no decorrer das estações do ano, e ao congelamento da água nas fissuras das rochas. � A alternância de volume dos minerais presentes nas rochas ocorre de forma desigual, tornando a rocha quebradiça. � A elevada amplitude térmica é o principal agente do intemperismo em regiões de clima seco.

� Ocorre

pela ação da água, que se infiltra nas fissuras das rochas e provoca a dissolução destas. � Provoca a decomposição dos minerais – Há mudança química e mineralógica – reação química do contato de elementos como o ar e a água.

� Ações

físicas

Relacionados