GEO304 Resumo 3

1027 palavras 5 páginas
GEO304 – PLANEJAMENTO REGIONAL
Curso: Arquitetura e Urbanismo
Professor: Felipe Nunes Coelho
Aluno: Marcelo Alencar Pereira
Matrícula: 2013004057
Data: 29/06/2015

Texto:
1) Sumário Executivo – Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da
Região Metropolitana de Belo Horizonte (PDDI – RMBH)
Resumo 3
O sumário executivo do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da
RMBH consiste em um relatório de definição das propostas e políticas setoriais, projetos e investimentos prioritários a serem implantados na região em questão. Ele representa uma inovação na experiência de elaboração de Planos Metropolitanos no Brasil, por ter sido construído sob responsabilidade direta de instituições de ensino superior. É importante destacar a afirmação contida no início do plano de que: “A validade e o sentido último desta experiência dependem da sua continuidade, que deverá consolidar um processo de planejamento crítico e permanente”; afirmação esta que é válida para todos os planos já elaborados em nosso país e que, no entanto, com as contínuas mudanças de partidos no comando de governos, nem sempre é respeitada.
O objetivo central do PDDI é, portanto, construir um processo de planejamento metropolitano na RMBH envolvendo seus municípios, o estado de Minas Gerais, os órgãos federais ali atuantes, a sociedade civil organizada em seus movimentos sociais, associações empresariais e populares e os municípios que compõem o Colar e o Entorno. A principal referência para o planejamento metropolitano integrado é a construção de um sentido de cidadania metropolitana que contribua para um processo de integração socioespacial entre os 34 municípios, implicando maior coesão entre estes, a sociedade civil e o governo estadual, articulando a RMBH com o espaço estadual e fortalecendo seu papel como centro de comando do Estado de Minas Gerais.
Para conquistar tal integração, o Plano propõe medidas visando uma inversão de prioridades metropolitanas para políticas e investimentos
públicos,

Relacionados