geo_trabalho

1080 palavras 5 páginas
Sequência 3 – Felizmente Há Luar! – VERSÃO 1

GRUPO I

A
Leia com atenção o excerto de Felizmente Há Luar!, de Luís de Sttau Monteiro.

TESTES DE AVALIAÇÃO

Apresente, de forma completa e bem estruturada, as suas respostas aos itens que se seguem.
1. Insira, justificadamente, o excerto na estrutura da obra a que pertence.
2. Evidencie as características do general Gomes Freire de Andrade, justificando a influência que este exercia sobre o povo.
3. Apresente uma possível explicação para a seguinte afirmação do principal Sousa: “… a sabedoria é tão perigosa como a ignorância!”.
4. Considere as didascálias, inseridas no texto, que acompanham as falas de Vicente.
4.1. Analise a evolução a que se assiste no comportamento da personagem.

B

Fazendo apelo à sua experiência de leitura e aos conhecimentos adquiridos sobre a realidade sociopolítica existente em Portugal no tempo da escrita, demonstre, num texto coerente, entre 80 e 130 palavras, o paralelismo entre as personagens convocadas no excerto apresentado no Grupo I e aquelas que Sttau Monteiro procurou atingir.

GRUPO II

Leia atentamente o texto que se segue.

5

A arte teatral nasce do encontro entre duas forças convergentes: a obra, concebida pelo poeta1 dramático e animada sobre as tábuas do palco pelo encenador, e o público, a quem se dirige e destina. O ator é o elo de ligação entre estes dois elementos: a ele compete produzir a descarga elétrica resultante da aproximação desses dois polos; é por via dele que se transmite ao público o pensamento do autor, tomado, graças à sua intervenção, sensível e presente. Inicialmente um texto, o teatro não se esgota, contudo, nesse texto. A obra escrita pelo poeta implica a presença do ator (que emprestará a sua pessoa às personagens por aquele concebidas) e o mundo em que este há de evoluir e viver o conflito ideado2 pelo autor. Assim, vem o teatro a _

Relacionados