Gente como Nós!

Páginas: 34 (8327 palavras) Publicado: 3 de setembro de 2013
















“Andou Enoque com Deus, e já não era, porque Deus o tomou para si”.
(Gênesis 5.24)































HOMEM QUE ANDOU COM DEUS
“Enoque andou com Deus
e Deus para si o tomou,
Também com Cristo quero andar,
tal qual Enoque andou”.

A vida que aquele santo homem viveu tem se tornado um desafio para todos os cristãos,de todas as épocas. Para nós desta presente geração, o seu exemplo torna-se muito vivo, pois inspira-nos e desafia-nos à intimidade com Deus, que é possível, não obstante os dias atuais serem tão adversos a isto como os dias de Enoque.

Aquele homem viveu os seus muitos anos rodeado de violência, perversidade, materialismo, maldade e deslealdade (Gênesis 6.17), dias muito semelhantes aosnossos. No entanto, conservou a sua integridade como homem de Deus. Aquela situação de trevas foi a oportunidade da luz divina resplandecer mais intensamente por aquela vida totalmente entregue ao Senhor Jeová.

Vejamos três tópicos na vida de Enoque, na lição de hoje.

I. O andar de Enoque revela seu caráter (Gênesis 5.18-25).

Andar com Deus implica ser comprometido, ser responsável, tercaráter. Não é um encontro esporádico quando tudo vai bem, ou um encontro numa reunião animada, quando a presença de Deus e confundida com manifestações, ovações, ou espetáculo em que o homem faz o “show” com gritos, cânticos e incitações. Embora a animação e as emoções se elevem como os melhores dias das Bolsas de Valores, o caráter não é atingido para dar força, no dia a dia, no cultivo da comunhão comDeus e na responsabilidade de uma vida autêntica.

O caráter de Enoque revela um andar de sinceridade – a sinceridade é a prova de fogo de um verdadeiro caráter. Quando Deus ordenou a Abraão que andasse na Sua presença, requeria dele também sinceridade. Paulo, escrevendo aos Filipenses, exorta-os a serem sinceros para o Dia de Cristo, no meio de uma geração pervertida e corrupta (Filipenses1.10; Filipenses 2.15). O seu caráter está produzindo sinceridade?



















































O caráter de Enoque demonstra um andar de obediência – Todos nós sabemos que o obedecer é melhor que o sacrificar (1º Samuel 15.22). A obediência prova o caráter do homem, e o verdadeiro caráter é demonstrado pela obediência. Vivemosdias extremamente difíceis porque os homens já não querem obedecer a ninguém, sendo que este mal está sendo copiado por muitos dos chamados servos de Cristo.

II. O testemunho que revela sua fé. (Hebreus 11.5-6).

Quando o Espírito Santo nos mostrou pelos escritores sagrados a enorme lista de heróis da fé, apresentou entre eles Enoque, o segundo homem dessa galeria de servos e servas de Deusque viveram momentos semelhantes aos nossos. Houve entre eles alguns que venceram pela fé, outros viveram pela fé e ainda outros morreram pela fé que tiveram.

A fé que arrebata – “Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado porque Deus o trasladara”. Lembro-me das palavras de Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida, quem crê em mim ainda que morra viverá”. Enoque nãopassou pela morte física. Aquele que crer em Jesus jamais morrerá eternamente. A trasladação de Enoque é figura do arrebatamento da Igreja, composta dos santos que estiverem vivos na volta do Senhor (1º Tessalonicenses 4.16-17).
A fé que agrada a Deus – “Pela fé, Enoque obteve testemunho de haver agradado a Deus”. Vemos que “sem fé é impossível agradar a Deus”.

A fé cristã nada tem haver com o quevemos, sentimos ou pegamos, mas com um andar agradável a Deus. “Bem aventurados os que não viram e creram” (João 20.29). Em Hebreus 11.1, observamos uma das mais significativas definições de fé: “Ora, a fé é a certeza das cousas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem”. “Pela fé, os antigos, (inclusive Enoque) obtiveram bom testemunho”.

III. As palavras de Enoque revelam sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tem gente
  • Ula gente
  • A gente se perdeu
  • Gente e boa
  • Opa gente!
  • Rede da gente
  • A Vida Da Gente
  • Olá gentes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!