Genivaaaaaaaaaaa

29745 palavras 119 páginas
1 INTRODUÇÃO
A presente dissertação tem seu foco num assunto de grande relevância para o entendimento da gestão do conhecimento em seus diferentes segmentos no mundo moderno: a consecução de uma política de integração, objetivando reorganizar os sistemas de informação existentes numa organização pública.
Parte-se do pressuposto de que os sistemas de informação consistem em ferramentas imprescindíveis para a gestão do conhecimento na atualidade.
Drucker (1999, p.28-29) afirma que a função das organizações é tornar produtivos os conhecimentos, considerando que "os conhecimentos por si mesmos são estéreis. Eles somente se tornam produtivos se forem soldados em um só conhecimento unificado. Tornar isso possível é a tarefa da organização, a razão para a sua existência, a sua função."
Os sistemas de informação têm o objetivo precípuo de automatizar os diversos processos organizacionais, visando aumentar o controle e a produtividade, bem como oferecer suporte à decisão. Cruz (2002, p.179) afirma que, mais recentemente, os sistemas de informação passaram a integrar naturalmente as diversas áreas das organizações, ou porque podiam ler e gravar vários arquivos ao mesmo tempo, o que, segundo o autor, quer dizer que "várias áreas podiam a partir de então relacionar-se através de dados comuns a todas elas ou porque concatenavam ações, através do surgimento de uma nova classe de informações."
Segundo Caiçara Júnior (2006, p.79) existem " inúmeros problemas que surgem nos cenários das organizações em virtude da ausência de integração dos seus sistemas", já que os sistemas existentes, invariávelmente compostos por bancos de dados, geralmente não se comunicam. Aspectos como o retrabalho, a redundância de dados e ausência de integridade das informações ocorrem como consequência dessa falta de integração dos sistemas existentes, além da escassez de agilidade no fornecimento de informações, tanto para os usuários internos dos sistemas, quanto para os

Relacionados