genietica

834 palavras 4 páginas
Genética NP2 Clonagem
Retira-se o núcleo de um óvulo de uma determinada espécie  fusão entre óvulos e uma célula anucleada da mesma espécie  após 6 dias é implantado no útero  novos organismos com a informação genética da célula anucleada.
Perspectiva: recuperação de extinção de espécies, estudos de doenças humanas e de tratamentos.
Utilizações: Indústrias agroalimentar, produtores de leite, carne, lã, seleção de melhores reprodutores, indústrias farmacêuticas.
Problemas: não se sabe ate que ponte será viável sua clonagem e se será realmente útil como o esperado e perda da variabilidade genética.

Transgênicos: ocorre a modificação no DNA melhorando as características necessárias
Preocupações: Alergias alimentares,
Técnicas: 1 onda (plantas de lavouras mais resistentes a pragas e herbicidas); 2 onda (produtos que promove melhorias na saúde do consumidos) 3 onda (produtos contendo medicamentos e outros componentes de importância para a saúde humana e animal)
Avaliação de segurança: O alimento só será considerado seguro quando houver certeza razoável de que nenhum dano resultara no consumo dos mesmos.
Equivalência substancial: 1 possibilidade (alimento geneticamente modificado e substancialmente equivalente ao análogos comerciais) 2P (Poucas diferenças claramente definidas), 3 P (alimento geneticamente modificado ou ingrediente alimentar n é substancialmente equilibrada)
Testes p/ avaliar a segurança: São coerências para evitar a perda de variabilidade genética. Teste molecular, agronômicos, composição, toxicidade, alergênicos, nutrição.
Exames detalhados: Característica completa do material genético inserido; identificação da fonte do material
Principais parâmetros: tamanho do material genético, nº de genes, localização da inserção.
Avaliação da segurança proteica: Avaliação do potencial alergênico, digestibilidade, testes toxicológicos,
Transgênicos e o meio ambiente
Preocupação: instabilidade do DNA e do gene, perda da

Relacionados