geneticaaaa

1190 palavras 5 páginas
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE FERNANDÓPOLIS
FACULDADES INTEGRADAS DE FERNANDÓPOLIS - FIFE

Exercícios para fixação: Herança monogênica
Fundamentos de Genética Básica e Humana
1) Em relação à anomalia gênica autossômica recessiva albinismo, qual será a proporção de espermatozóides que conterá o gene A em um homem heterozigoto?
a) 1/2
b) 1/4
e) 1
c) 1/8
d) 1/3
e) 1

a) 1, 2 e 5
b) 1, 3 e 6
c) 3, 5 e 6
d) 3, 8 e 10
e) 7, 8 e 10

5) Na década de 1940, descobriu-se que algumas células, retiradas de indivíduos humanos com dois cromossomos sexuais X, apresentavam, no núcleo interfásico, um pequeno corpúsculo de cromatina intensamente corado. Esse corpúsculo é denominado:

2) O albinismo, a ausência total de pigmento é devido a um gene recessivo. Um homem e uma mulher planejam se casar e desejam saber qual a probabilidade de terem um filho albino. O que você lhes diria se (a) embora ambos tenham pigmentação normal, cada um tem um geneitor albino; (b) o homem é um albino, a mulher é normal, mas o pai dela é albino; (c) o homem é albino e na família da mulher não há albinos por muitas gerações. As respostas para estas três questões, na seqüência em que foram pedidas, são:
a) 50%; 50%; 100%
b) 25%; 50%; 0%
c) 100%; 50%; 0%
d) 0%; 25%; 100%
e) 25%; 100%; 10%
3) No heredograma a seguir, os símbolos em preto representam indivíduos afetados pela polidactilia (autossômica dominante) e os símbolos em branco, indivíduos normais. Conclui-se, desse heredograma, que, em relação à polidactilia:

a) Cromatina sexual, está presente somente nas mulheres adultas geneticamente normais e corresponde a um cromossomo somático condensado.
b) Cromatina sexual, está presente somente nos homens adultos geneticamente normais e corresponde ao cromossomo Y condensado. c) Nucléolo, está presente em indivíduos geneticamente normais de ambos os sexos e corresponde a um cromossomo somático condensado. d) Cromatina sexual, está presente em indivíduos geneticamente normais de ambos os sexos e corresponde a um

Relacionados