GENEROS

Páginas: 26 (6304 palavras) Publicado: 16 de agosto de 2013

Genero
PULAR PARA CONTEÚDO DO CURSOPULAR PARA GUIAS SUPERIORES

Revisar envio do teste: Questionário Unidade I
 
PULAR PARA MENU DO CURSOPULAR PARA GUIAS SUPERIORES
Conteúdo
Usuário
JAQUELINE ROSA DA SILVA JAQUELINE ROSA DA SILVA JAQUELINE ROSA DA SILVA
Curso
Estudos Disciplinares II
Teste
Questionário Unidade I
Iniciado
18/05/13 23:09
Enviado
18/05/13 23:12
StatusCompletada
Resultado da tentativa
5 em 5 pontos  
Tempo decorrido
2 minutos.
Instruções

Pergunta 1
0,5 em 0,5 pontos



(Adaptação UFBA/2012) A partir do trecho do texto de Joan Scott, analise as afirmativas e marque V (para as verdadeiras) e F (para as falsas).
 
“O gênero é um elemento constitutivo de relações sociais fundadas sobre as diferenças sexuais percebidas entre os sexos, e ogênero é um primeiro modo de dar significado às relações de poder. [...] O gênero implica quatro elementos: primeiro, os símbolos culturalmente disponíveis que evocam representações simbólicas (e com frequência contraditória) [...]. Em segundo lugar, os conceitos normativos que põem em evidência as interpretações do sentido dos símbolos [...]. [Em terceiro,] as instituições e a organização social, [e,por fim], o quarto aspecto do gênero é a identidade subjetiva.” (SCOTT, 1990, p. 14-15).
 
A análise do texto e os conhecimentos sobre os estudos acerca do gênero realizados por Joan Scott permitem afirmar:
( ) Na perspectiva de Scott, a construção de gênero é essencialmente um processo de representação social, um meio de decodificar o sentido do mundo, estabelecido, primordialmente, através dalinguagem.
(  ) O conceito de gênero desenvolvido pela autora baseia-se na valorização das relações de poder – significando que gênero não é apenas o primeiro, mas o mais importante campo de significação do poder na sociedade.
(  ) Ao construir um modelo teórico para explicitar o modo de estruturação das relações de gênero na sociedade, essa autora acaba também por oferecer um modelo operativoque desvela não apenas o modus operandi das estruturas de dominação, mas também estratégias de enfrentamento com vistas a uma possível mudança desse contexto.
( ) Para Scott, gênero é uma das principais formas pelas quais o poder político tem sido concebido, legitimado e também criticado, porque, ao tomar como referência a oposição masculino-feminino, cria uma percepção de permanência, de fixideze de oposição binária.
(  ) Quando evoca a importância dos símbolos e dos conceitos normativos, a autora sinaliza para a interconexão entre essas dimensões, pois, para ela, as representações simbólicas precisam ser compreendidas em suas modalidades e remetidas a seus contextos de produção, através de conceitos normativos, divulgados e impostos por meio das instituições.
 
RespostaResposta Selecionada:
 c. 
 V – F – V – V – V
Resposta Correta:
 c. 
 V – F – V – V – V

Feedback da resposta:
 ao analisar o texto de apoio, você poderá responder à questão. Sendo que a alternativa falsa é apenas aquela que cita que o conceito de gênero desenvolvido pela autora não se baseia na valorização das relações de poder, mas sim na maneira de dar significado as relações de poder. Asafirmativas posteriores estão de acordo com o texto base.
 
Texto de apoio:
SCOTT, Joan Wallach. “Gênero: uma categoria útil de análise histórica”. Educação & Realidade, Porto Alegre, vol. 16, nº 2, jul./dez. 1990, pp.5-22.





Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos



A orientação sexual da pessoa é uma opção?
Resposta




Resposta Selecionada:
 b. 
 Não, a orientação sexual é o modocomo as pessoas sentem atração física e/ou emocional por pessoas do mesmo sexo, do sexo oposto, ou por ambos os sexos. 
Resposta Correta:
 b. 
 Não, a orientação sexual é o modo como as pessoas sentem atração física e/ou emocional por pessoas do mesmo sexo, do sexo oposto, ou por ambos os sexos. 

Feedback da resposta:
 o próprio termo orientação sexual conota o conceito de que não é uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Genero
  • Gêneros
  • genero
  • Generos
  • Genero
  • generos
  • Generos
  • Generos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!