Generos literáricos

284 palavras 2 páginas
O que são gêneros literários?
Gêneros Literários são as divisões feitas das obras literárias quanto ao conteúdo, estrutura, e segundo os clássicos, conforme a "maneira de imitação": São três: Lírico, Dramático e Épico.
Gênero narrativo
O seu papel é relatar um enredo, sendo ele imaginário ou não, situado em tempo e lugar determinados, envolvendo uma ou mais personagens, e assim o faz de diversas formas. As narrativas utilizam-se de diferentes linguagens: a verbal (oral ou escrita), a visual (por meio da imagem), a gestual (por meio de gestos), além de outras.
São também comumente chamadas de narrativas de ficção. São divididos em: Romance, Novela, Conto e Fábula.
Gênero Dramático
É composto de textos que foram escritos para serem deve primeiro encenados em forma de peça de teatro. Para o texto dramático se tornar uma peça, ele ser transformado em um roteiro, para depois poder ser transformado em um texto do gênero espetacular.
É muito difícil ter definição de texto dramático que o diferencie dos demais gêneros textuais, já que existe uma tendência atual muito grande em teatralizar qualquer tipo de texto.
Gênero Lírico
Seu nome vem de lira, instrumento musical que acompanhava os cantos dos gregos. Recebeu este nome pois as poesias na Idade Média eram cantadas; pode aparecer com ou sem métrica, estrutura de versos ou rima.Na maioria das vezes expresso pela poesia. Entretanto é de grande importância realçar que nem toda poesia pertence ao gênero lírico O que é fundamental em um poema é o trabalho com as palavras, que dá margem à compreensão da emoção, dos pensamentos, sentimentos do eu-lírico e, muitas vezes, levam à reflexão, portanto, sendo geralmente escrito na primeira pessoa do

Relacionados

  • Resumo da Biblia
    1604 palavras | 7 páginas
  • Biologia da vida moderna
    2805 palavras | 12 páginas
  • ADRIANA SAFRA GONZAGA DE ANDRADE tcc 2014
    15862 palavras | 64 páginas