Generoros textuais

4170 palavras 17 páginas
Índice
1 - Carta ao leitor
2 - Carta do leitor
3 - Crônica
4 - Descrição
5 - Dissertação
6 - Editorial
7 - Narração
8 - Noticia
9 - Reportagem

1 - Carta ao Leitor:
Embora seja difícil encontrar estatísticas a respeito, os profissionais nunca se depararam com tantos furtos e roubos em canteiros de obras. Tanto que algumas iniciativas setoriais têm surgido para atenuar os prejuízos. Exemplo é a mobilização do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná, que se uniu à polícia local para planejar ações conjuntas na prevenção e combate a esses crimes. A reportagem de capa desta edição levanta algumas hipóteses. A principal delas aponta que o aumento no ritmo da construção teria tornado o setor atrativo à ação dos bandidos. Afinal, os canteiros estão mais modernos, com ferramentas e equipamentos mais caros - muitos têm inclusive escritórios internos com impressoras, computadores, equipamentos de telefonia etc. Além disso, a escassez de mão de obra tem obrigado muitas empresas a afrouxar o rigor nas contratações, o que facilita a entrada de eventuais "comparsas" nas obras. A matéria "Crimes no Canteiro" traz dicas para a adoção de medidas preventivas, como a contratação de empresas de segurança e instalação de barreiras físicas e equipamentos de monitoramento.
1 - Explicação:
Carta ao leitor é uma missiva que o autor, ou autores, de uma obra literária escrevem no início de sua obra para os seus leitores.
2 - Carta do Leitor:
À Folha de São Paulo
Sr. Toni Sciarretta,
Em relação à matéria publicada no caderno Mercado em 18-05, em que o Sr. informa sobre a proibição do uso de sacolas plásticas como embalagem a partir de 1º de janeiro próximo, penso que São Paulo demorou muito a tomar a decisão de transformar em lei a proibição.
Todas as vezes que vou ao supermercado fico indignada com a quantidade de sacolas que são utilizadas pelos consumidores que não parecem preocupados com as consequências que o uso destas embalagens causa ao meio

Relacionados

  • Generoros textuais
    733 palavras | 3 páginas