genero e raça.atividade

295 palavras 2 páginas
GÊNERO E RAÇA

Só a partir da Constituição de 1988, a mulher negra, foi legalmente considerada cidadã, pois antes era considerada como camada secundária. Ser mulher negra e pobre, especialmente no Brasil, significa não ter os direitos mínimos de cidadã assegurados juridicamente. Denota-se viver em condições de extrema desigualdade social e racial.
Os direitos assegurados, por lei a essa categoria ainda são negados. É preciso à efetivação desses, não basta só está na lei. Para tanto, existe movimentos sociais, como por exemplo, os movimentos feministas, os movimentos das Mulheres Negras, que lutam por direitos de igualdade de gênero, contra o racismo, contra a discriminação, contra o sexismo. Tanto o Racismo, quanto o sexismo são obstáculos para que a mulher negra possa ter a sua cidadania assegurada, até mesmo entre os negros, as diferenças de renda entre homens e mulheres são expressivas, tanto quanto os demais grupos raciais. Esse é um dos resultados da herança colonial, denota-se ainda a superioridade masculina, principalmente a da cor branca.
Ocorreram grandes mudanças, no que diz respeito a direitos adquiridos, a implementação de políticas públicas no Brasil, principalmente por consequência da persistência e das lutas dos grandes desses grandes movimentos, os quais são bem articulados em nível nacional, que luta para o fortalecendo e a construção de políticas públicas para sua classe. As conquista das mulheres Negras na sociedade contemporânea é resultado dessas lutas. Hoje, encontramos mulheres negras ocupando cargos que eram comuns a homens, como Juízas, promotoras, deputadas, governadoras, prefeitas e até presidenta. Me reposto a cidade onde moro, e ainda vejo o ranço do preconceito, do racismo, do sexismo. Na câmera de vereadores dos nove vereadores, não tem uma vereadora e nos demais cargos públicos, como secretária de Educação, saúde, assistência social, cultura, todas são brancas.

Relacionados