generalidades da farmocologia

3429 palavras 14 páginas
Generalidades da farmacologia
Estudo da interação dos compostos químicos com os organismos vivos, ciência experimental que lida com as propriedades das drogas e seus efeitos nos sistemas vivos, ciência que estuda as alterações provocadas no organismo pelas drogas ou medicamentos, estudo dos efeitos das substancias químicas sobre a função dos sistemas biológicos.

Fármaco: Pode ser definido como uma substância química que interage com uma parte do corpo para alterar um processo fisiológico ou bioquímico existente. Pode diminuir ou aumentar a função de um órgão, tecido ou célula, mas não pode criar novas funções para eles.

Farmacocinética- é o caminho que o medicamento faz no organismo. Não estuda o mecanismo de ação, mas sim as etapas que a droga sofre desde a administração até a excreção: absorção, distribuição, biotransformação e excreção.
Farmacodinâmica- estuda os efeitos fisiológicos dos fármacos nos organismo, mecanismos de ação, relação entre concentração do fármaco e feito, o feito da droga nos tecidos.

ALGUMAS DEFINIÇÕES BÁSICAS EM FARMACOLOGIA
Aerossolterapia – administração de medicamentos por via inalatória em forma aerossol com a finalidade de obter a concentração do fármaco no aparelho respiratório.
Agente quelante - fármaco usado no tratamento de envenenamento por metais, pois, se coordena com os átomos de metais tornando-os biologicamente inativos. O complexo metálico resultante no qual há um anel fechado de átomos formado pela união de um ligante a um átomo de metal em dois ou mais pontos é denominado de quelato.
Cápsula – consiste na forma farmacêutica cilíndrica, geralmente constituída de um invólucro de gelatina, contendo um ou mais fármacos em forma sólida ou líquida. A apresentação em cápsula tem como objetivos: Eliminar o sabor e/ou odor desagradável; facilitar a deglutição; facilitar a liberação do fármaco.

Centrais Farmacêuticas - Almoxarifados centrais de medicamentos, geralmente na esfera estadual, onde são feitas

Relacionados